
A Gente Vive Junto. Crédito: Pietro Meinhart.
As melhores práticas da Comunicação Empresarial no Brasil são reconhecidas pelo Prêmio Aberje há 45 edições. Neste ano, a RBS figura entre os vencedores com o projeto de posicionamento da empresa, “A Gente Vive Junto”, lançado em abril. O case “Grupo RBS: essência e propósito na construção de uma marca contemporânea” destacou-se na Região Sul, na categoria Marcas.
– Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento deste trabalho que vem sendo executado há três anos, com muita consistência e com o objetivo de tornar o posicionamento da RBS cada vez mais contemporâneo e próximo do nosso público. É um projeto colaborativo, feito em conjunto por toda a empresa e, por isso, tem ainda mais valor – destaca a gerente-executiva de Comunicação da RBS, Caroline Torma.
“A Gente Vive Junto” é a materialização externa do posicionamento que vem sendo construído coletivamente na RBS desde 2017, ano em que a empresa comemorou seis décadas de atuação. Elaborado em parceria com a agência Competence, o projeto foi feito exatamente como a história da RBS: junto com os gaúchos. Na primeira fase da campanha, o público foi convidado a selecionar as cenas com que mais se identificava em cada verso da música Toda Forma de Amor, hit do cantor Lulu Santos que ganhou uma versão inédita para a iniciativa.
Ao todo, quase 50 mil pessoas aceitaram o convite da empresa para participar da campanha e acessaram o site agentevivejunto.com.br pra montar seu vídeo. O filme final é um retrato do Rio Grande do Sul: entre as escolhas do público, estão cenas do litoral gaúcho, da Orla do Guaíba, na Capital, de superação, da vida no campo, de inovações tecnológicas e da representação do amor em suas diferentes formas. Reconhecidos pela paixão ao Estado, os gaúchos também não deixaram de fora cenas que demonstram o orgulho de ser daqui, como imagens que têm a bandeira do Estado como protagonista e, também, a paixão pela dupla Gre-Nal.
O projeto marca uma nova forma de interagir com os públicos, ressignificando o posicionamento, conectando ao espírito do tempo e a comportamentos atuais e promovendo uma mudança de atitude. E, como um propósito só se traduz em realidade quando cada indivíduo encontra relação entre a sua própria verdade e a rede da qual faz parte, ao longo do ano de 2018, a RBS se dedicou ao Conexões, projeto que recentemente recebeu o
Top Ser Humano por envolver 100% dos colaboradores da empresa para discutir de que forma cada um dos profissionais se conecta com a empresa.
Sobre o Prêmio Aberje – Organizada pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje), a premiação tem como objetivo promover e divulgar os esforços e as iniciativas na área da comunicação empresarial em todo o país. Na próxima etapa do prêmio, no dia 31 de outubro, em São Paulo, os vencedores regionais farão a defesa oral de seus projetos em uma audiência pública. Todos serão avaliados por uma banca de jurados composta por profissionais do mercado e os vencedores nacionais serão reconhecidos em uma cerimônia de premiação também na capital paulista, com data a ser definida.