Friday, 30 de January de 2026

Zero Hora estreia “O Crime da Mala”, especial audiovisual sobre caso que mobilizou o Estado  

Os dois primeiros episódios do projeto serão lançados nesta terça-feira (3) em GZH
Zero Hora estreia “O Crime da Mala”, especial audiovisual sobre caso que mobilizou o Estado  

A descoberta de uma bagagem deixada no guarda-volumes da rodoviária de Porto Alegre em setembro de 2025 é o fio condutor de “O Crime da Mala”, uma produção original de Zero Hora. Com estreia marcada para terça-feira (3), o especial audiovisual true crime mergulha nos bastidores da investigação policial e nos perfis do réu e da vítima de um crime que chocou o Estado: o esquartejamento de uma mulher que teve partes do corpo espalhadas por Porto Alegre.   

Com quatro episódios em podcast e videocast, a produção é assinada pelas repórteres Adriana Irion, de Zero Hora, e Leticia Mendes, da Rádio Gaúcha, em parceria com a RBS TV. O trabalho é resultado de quatro meses de dedicação, envolvendo 36 profissionais e 27 entrevistas realizadas com autoridades, especialistas e pessoas próximas aos envolvidos. 

— Um dos diferenciais deste projeto é o fato de que acompanhamos os desdobramentos do crime da mala desde o início, mesmo quando ainda não se podia imaginar o desfecho que esse caso teria. Estivemos lá em diferentes momentos, registrando os bastidores de cada etapa — explica a repórter Leticia Mendes.   

As equipes analisaram mais de 1,2 mil páginas de processos judiciais que ajudaram a recuperar o passado do réu, o publicitário Ricardo Jardim, que já havia cumprido pena por outro assassinato brutal uma década atrás.   

— O Crime da Mala é uma história sobre violência de gênero e vulnerabilidade que mobilizou os gaúchos. Esse projeto foi uma oportunidade para mostrar a excelência do trabalho de apuração e investigação pela qual as equipes de Zero Hora e Rádio Gaúcha já são conhecidas, em um formato inovador, direcionado a um público amplo e muito exigente. É sempre empolgante explorar novas possibilidades dentro do jornalismo — avalia Juliana Maciel, coordenadora geral do projeto.   

O primeiro episódio de “O Crime da Mala” será lançado às 4h do dia 3 de fevereiro em GZH, no YouTube e no Spotify, e o segundo exclusivamente para assinantes. A série segue com lançamentos semanais exclusivos nos dias 10 e 17 de fevereiro.   

FOTO: Zero Hora estreia “O Crime da Mala”, especial audiovisual sobre caso que mobilizou o Estado. Crédito: Duda Fortes, Divulgação.