Monday, 19 de January de 2026

"Caju, Meu Amigo", filme gravado em Porto Alegre e coproduzido por TV Globo e RBS TV, estreia no Cine BBB

Rafaela (Vitória Strada) e Nice (Liane Venturella) são as protagonistas da trama, que tem a enchente de maio de 2024 como pano de fundo
"Caju, Meu Amigo", filme gravado em Porto Alegre e coproduzido por TV Globo e RBS TV, estreia no Cine BBB

Um ano depois da enchente, Rafaela (Vitória Strada) não imagina uma vida longe de Pingo, o cachorrinho que adotou enquanto o Rio Grande do Sul enfrentava a maior tragédia climática de sua história. O animal, no entanto, também atende pelo nome de Caju, dado pela antiga tutora Nice (Liane Venturella), que vive em um abrigo desde que teve a casa atingida pela chuva no bairro Sarandi, em Porto Alegre. Essas são as protagonistas de CajuMeu Amigo, uma coprodução TV Globo e RBS TV com realização de Okna Produções.

Dirigido por Bruno Carboni, o longa estreia nesta segunda-feira (19) no Cine BBB, dentro do Big Brother Brasil, e na Tela Quente, abrindo a temporada de exibição de telefilmes (formato de ficção com até 50 minutos de duração) regionais para todo o Brasil. Nas semanas seguintes, o público também vai conferir produções de outras regiões do país.

As gravações em Porto Alegre contaram com o apoio da RBS TV na curadoria de conteúdo, com definições sobre roteiro, personagens e seleção de elenco para garantir que a história fosse contada de forma fiel e conectada ao público gaúcho.

— CajuMeu Amigo valoriza a força, a solidariedade e a capacidade de reconstrução do povo gaúcho. Ao contar essa história, a TV Globo reconhece a resiliência do Rio Grande do Sul em um dos momentos mais desafiadores de sua história e a capacidade técnica, criativa e artística do nosso Estado de produzir obras de nível nacional — afirma Francielly Brites, coordenadora de Entretenimento e Promo da RBS TV.

Os cenários do filme passam por diferentes locais da cidade, como Centro Histórico, Orla do Guaíba, bairro Sarandi e as ilhas. Para Vitória Strada, a experiência de gravar em Porto Alegre, em contato com quem foi impactado pela enchente, fez toda a diferença na produção da obra.

— É uma história muito bonita, em que a gente retrata a enchente de uma forma delicada por meio das relações. Eu, como gaúcha, posso falar que nosso povo é completamente unido nessas horas. Muitas pessoas passavam pela equipe e paravam as gravações para contar o que tinha acontecido. Foi muito dolorido, não foi fácil — conta a gaúcha.

Na obra, Rafaela e Nice aprendem a lidar com as diferenças e constroem uma amizade baseada na verdade e no amor.

— O público pode esperar um trabalho lindo, com uma fotografia fantástica do Bruno Polidoro, realizado com uma equipe gaúcha que retrata de forma sensível uma catástrofe, mostrando as coisas bonitas que também ganhamos depois das perdas — destaca a atriz Liane Venturella.

O cão que interpreta Caju/Pingo no telefilme se chama Tofu. A produtora Aletéia Selonk conta que ele se destacou por apresentar facilidade de socialização. Saber uivar também foi um diferencial do animal, que treinou por duas semanas com um adestrador para estrelar no filme.

— Acreditamos que as nuances dos personagens e o tom da história têm potencial para encantar a audiência em todo o Brasil. A iniciativa da TV Globo de produzir em parceria com produtoras regionais é muito importante porque reconhece a diversidade de olhares espalhados pelo país ao mesmo tempo em que contribui para a construção de uma cadeia audiovisual mais sustentável, diversa e equilibrada — avalia a produtora da Okna Produções.

FOTO: Telefilme estreia nesta segunda-feira (19), no Cine BBB. Crédito: Okna Produções.