Na manhã desta quinta-feira (12), uma cerimônia organizada pelo Grupo RBS descerrou uma placa em homenagem a David Coimbra no largo localizado no cruzamento das avenidas Erico Verissimo e Ipiranga. O espaço, adotado pela RBS, recebeu o nome do comunicador a partir de um projeto de autoria do vereador Idenir Cecchim (MDB), aprovado na Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Sebastião Melo (MDB).
David morreu em 2022, após a luta contra um câncer. Na instalação consta um trecho da coluna "Quando eu quis morrer", assinada pelo jornalista 15 dias antes da sua morte: “O que existe é o presente e, se o presente pode ser sorvido integralmente, a vida passa a ser boa. E ela é. A vida é boa”.
Além do prefeito e do vereador, estiveram presentes no evento a secretária de Parcerias da Prefeitura, Ana Pellini, o secretário de Comunicação da Prefeitura de Porto Alegre, Luiz Otávio Prates, a viúva, Márcia Camara, o filho do casal, Bernardo, o presidente do Conselho de Gestão e publisher da RBS, Nelson Sirotsky, o CEO da empresa, Claudio Toigo, membros do Comitê Executivo da RBS, amigos e colegas. A cerimônia foi transmitida ao vivo durante o Timeline, da Gaúcha, programa que David ancorava ao lado de Luciano Potter e Kelly Matos.
— O David mereceu esse dia iluminado. Foi um iluminado ao longo de sua trajetória com a família, com os amigos e no seu ofício. O David é um simbolismo da cultura gaúcha, da capacidade de produzir conteúdo com qualidade, ter opinião e saber se comunicar com o público — declarou Sirotsky durante a cerimônia.
Nascido em Porto Alegre, em 1962, David se formou em Jornalismo pela PUCRS. Trabalhou como assessor de imprensa da Livraria e Editora Sulina e em redações de jornais, rádios e emissoras de televisão do Brasil. No Grupo RBS atuou durante 26 anos. Além de ter exercido o cargo de editor-executivo na editoria de Esportes em Zero Hora e de ter escrito textos sobre Grêmio e Inter para o jornal, publicou crônicas e colunas sobre outros diferentes temas, como religião, política, economia ou hábitos do cotidiano. Na Gaúcha, integrou o programa Sala de Redação e comandou o Timeline.