Tuesday, 29 de October de 2024

Programas ao vivo e bate-papos com comunicadores: como será a participação do Grupo RBS na Feira do Livro

Transmissões serão realizadas a partir de espaço montado na Praça da Alfândega
Programas ao vivo e bate-papos com comunicadores: como será a participação do Grupo RBS na Feira do Livro

O Grupo RBS celebra os 70 anos da Feira do Livro de Porto Alegre reafirmando a conexão com um dos mais tradicionais eventos culturais do Estado. Além de cobertura diária em seus veículos e transmissões de programas direto da Praça da Alfândega, a RBS também oferecerá bate-papos com comunicadores dentro da programação literária.

Edições especiais do Gaúcha Mais, da rádio Gaúcha, vão marcar a abertura da feira, no dia 1º de novembro, e o encerramento, em 20 de novembro. O programa Timeline será apresentado direto da praça no dia 4 e 15 de novembro; assim como o Hoje nos Esportes, no dia 6; e o Show de Bola, no dia 16. O Baita Sábado, da RBS TV, também marcará presença no dia 2. As transmissões ocorrem a partir de um espaço próprio do Grupo RBS, montado no coração da feira, que também servirá para distribuição de brindes ao público.

Os visitantes poderão participar de dois bate-papos com comunicadores do Grupo RBS ao longo da programação. No primeiro fim de semana da Feira do Livro, o comunicador Rodrigo Lopes e os repórteres de Zero Hora André Malinoski e Marcelo Gonzatto vão falar sobre a cobertura da histórica enchente de 2024, que deixou, inclusive, a própria Praça da Alfândega embaixo da água. Com mediação de Juliana Bublitz, o encontro será às 18h do dia 2 de novembro, na Sala O Retrato (Espaço Força e Luz). O livro A Enchente de 24 - A história da maior tragédia climática de Porto Alegre, do qual Lopes, Malinoski e Gonzatto são coautores, terá sessão de autógrafos neste mesmo dia, às 19h.

Já no dia 9 de novembro, às 16h30, Adriana Irion, Carlos Rollsing e Humberto Trezzi, repórteres que atuam no Grupo de Investigação (GDI) da RBS, abordarão os desafios de reportagens que transformam a sociedade. Sob mediação de Dione Kuhn, o encontro ocorre na Sala Noé de Melo Freitas (Espaço Força e Luz). Após o bate-papo, Adriana, Dione, Rollsing e Trezzi se juntam aos demais coautores do livro GDI: Bastidores e prática do jornalismo investigativo para uma sessão de autógrafos coletiva, às 18h. A publicação documenta a criação do grupo e sua consolidação como referência para a reportagem investigativa no Rio Grande do Sul e no país.

 

Programação do Grupo RBS na Feira do Livro:

Dia 1 de novembro:

15h: Gaúcha Mais (Gaúcha)

 

Dia 2 de novembro:

14h: Baita Sábado (RBS TV)

18h: Bate-papo "Bastidores e histórias da cobertura da enchente de 2024", com André Malinoski, Marcelo Gonzatto e Rodrigo Lopes e mediação de Juliana Bublitz, na Sala O Retrato (Espaço Força e Luz) 

 

Dia 4 de novembro:

10h: Timeline (Gaúcha)

 

Dia 6 de novembro:

17h30: Hoje nos Esportes (Gaúcha)

 

Dia 8 de novembro:

15h: Gaúcha Mais (Gaúcha)

 

Dia 9 de novembro:

16h30: Bate-papo "Jornalismo investigativo: bastidores e desafios de reportagens que transformam a sociedade", com Adriana Irion, Carlos Rollsing e Humberto Trezzi e mediação de Dione Kuhn, na Sala Noé de Melo Freitas (Espaço Força e Luz)

18h: Sessão de autógrafos do livro GDI: Bastidores e prática do jornalismo investigativo, na Praça de Autógrafos

 

Dia 15 de novembro:

10h: Timeline (Gaúcha)

 

Dia 16 de novembro:

15h: Show de Bola (Gaúcha)

 

Dia 20 de novembro:

15h: Gaúcha Mais (Gaúcha)

 

FOTO: Ronaldo Bernardi / Agencia RBS