Tuesday, 30 de July de 2024

Grupo RBS conclui reorganização societária

Processo liderado por Nelson Sirotsky mantém o controle acionário da companhia na família Sirotsky
Grupo RBS conclui reorganização societária

Da esq. para a dir. Geraldo Corrêa, Pedro Sirotsky, Nelson Sirotsky, Fernando Tornaim, Mauricio Sirotsky Neto e Claudio Toigo em reunião com líderes e comunicadores do Grupo RBS. Crédito: Jefferson Botega

A partir da crença no mercado do Rio Grande do Sul, na força da comunicação e de suas marcas, o Grupo RBS anuncia a conclusão da reorganização societária da empresa, iniciada em 2022. O processo, liderado por Nelson Sirotsky, mantém a família Sirotsky no controle acionário da companhia. Com esse movimento, o empreendedor gaúcho Fernando Tornaim passa a fazer parte do quadro societário da empresa de mídia. 

Nelson, juntamente com seu núcleo familiar, amplia sua participação no negócio. Também se mantêm como acionistas da RBS os núcleos de Jayme Sirotsky (presidente-emérito), Pedro Sirotsky, Sônia Pacheco Sirotsky e Fernando Ernesto Corrêa.

– Estamos satisfeitos com o resultado do processo, especialmente porque foi construído e concluído em harmonia, atendendo aos objetivos de todos os envolvidos. Muito além disso, reflete o nosso compromisso com o futuro do Rio Grande do Sul, de assegurar ao nosso público produtos e serviços relevantes e um jornalismo responsável, cada dia mais contemporâneo, independente e plural, que contribua para o desenvolvimento do nosso Estado – destaca Nelson Sirotsky. 

A reorganização societária foi conduzida também com o propósito de aproximar ainda mais os sócios da empresa, reforçando o compromisso da RBS com o Rio Grande do Sul nesse momento tão desafiador para o Estado.

– Com muita satisfação, a partir de agora, participarei com as famílias Sirotsky e Corrêa da sociedade do Grupo RBS, empresa tão comprometida na área de comunicação com o RS e com Brasil. Nos últimos 20 anos, minha trajetória empresarial e profissional esteve muito próxima da RBS e, nesse momento, como sócio, fortaleço ainda mais este vínculo. Tenho muito orgulho de, junto com todos os sócios da RBS, poder contribuir com seus desafios futuros, através da empresa de mídia e da RBS Ventures – afirma Tornaim.

Com o processo, a governança da RBS está sendo aprimorada. Além de seguir como Publisher (responsável pela linha editorial), Nelson Sirotsky passará a presidir o recém-criado Conselho de Gestão, e Fernando Tornaim será vice-presidente. Permanecem como conselheiros Gilberto Meiches, Marcelo Damasceno Ferreira e Mauricio Sirotsky Neto. Os empresários e acionistas da RBS Pedro Sirotsky e Geraldo Corrêa passam a fazer parte do conselho, que terá também como integrante Roberto Sirotsky, empresário da área digital e de comunicação e membro da terceira geração da família Sirotsky.

Além dos já existentes Conselho Editorial e Comitê de Finanças, Riscos e Compliance, estão sendo criados três novos comitês conectados ao Conselho de Gestão, com o objetivo de acompanhar temas estratégicos e relevantes para o futuro dos negócios: Pessoas/Governança (ESG); Mercado/Produto; Inovação/Digital.

A RBS Ventures, media capital do Grupo RBS, criada em 2022, e que já tem no seu portfólio investimentos realizados nas empresas Pulso Creators, Player 1, Ventures Estádios, Kravi Portaria Remota, Salute e Doji, seguirá sob a liderança de Mauricio Sirotsky Neto.

Claudio Toigo permanecerá como presidente-executivo (CEO) do Grupo RBS, reportando-se ao Conselho de Gestão e liderando o atual Comitê Executivo da companhia, com a missão de evolução e crescimento dos negócios. 

– Esse movimento e o investimento dos acionistas reconhecem o projeto empresarial em desenvolvimento. É uma demonstração de confiança na gestão e no que estamos realizando. A forma como o processo foi conduzido, dentro das melhores práticas de governança, são um estímulo adicional para todos nós – ressalta Toigo.

Ao longo de sua história, a RBS vem cumprindo seu propósito de conectar os gaúchos e contribuir para uma vida melhor, a partir do jornalismo, do esporte e do entretenimento, e de sua afiliação à Rede Globo de Televisão há mais de 50 anos. A continuidade da família Sirotsky na liderança da empresa, ao mesmo tempo em que preservará a essência, os valores e os compromissos históricos da RBS para com o seu público, também representa mais um movimento de empreendedorismo, inovação, visão de futuro e crença no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

– Empresas longevas como a RBS, nascidas do empreendedorismo, precisam a cada tanto revisitar suas posições. Somos uma empresa familiar e nos orgulha muito que, nesses quase 70 anos, tenhamos conseguido manter os propósitos, os conceitos de gestão e o relacionamento responsável com a sociedade, que nos guiam desde os primeiros dias. A reorganização societária que é agora apresentada preserva estas qualidades e rejuvenesce a empresa, orientando-a para um futuro que muda com grande velocidade, mas cuidando de preservar intactos os seus valores – afirma o presidente-emérito, Jayme Sirotsky.