Monday, 3 de June de 2024

Case de sucesso no segmento varejista

Conectando o discurso com a prática.
Case de sucesso no segmento varejista

Sempre destacamos a necessidade das marcas continuarem a se comunicar mesmo em tempos de crise, bem como a importância de equilibrar a comunicação entre iniciativas sociais e promocionais. Por isso, compartilharemos a seguir o exemplo de uma empresa que está se comunicando de maneira eficaz neste período desafiador em que nos encontramos, demonstrando consistência entre discurso e prática.

Este é o caso da Rede Clip, uma marca varejista que oferece produtos para casa, escola e escritório, que manteve uma presença constante na vida dos consumidores por meio da comunicação.

A marca criou uma nova campanha alinhada com o momento, o Feirão do Lar Clip, focada em ajudar as pessoas que precisam reconstruir seus lares, colocando alguns produtos abaixo do preço de custo.

Iniciativas da marca:

Feirão do Lar Clip: A Clip está oferecendo alguns produtos abaixo de custo, mostrando que a comunidade pode contar com eles em momentos difíceis.

Mostrando Presença: A empresa continua se comunicando e se mostrando presente, reforçando a mensagem de que estão ao lado da comunidade.

Campanha na Mídia: A marca contou com uma forte presença na TV, através de Merchan no programa Baita Sábado e com grande veiculação de comerciais na RBS TV.

Durante a crise, a marca se adaptou para apoiar seus clientes com ações voltadas para beneficiar a comunidade, demonstrando que os consumidores podem contar com seu apoio contínuo, além de integrar aspectos comerciais em sua campanha.

A partir deste case, identificamos diferentes práticas utilizadas na comunicação da marca, que contribuíram com o casamento entre o discurso e a prática:

  1. Comunicação Clara e Transparente: Utilizou uma comunicação clara e transparente essencial para construir e manter a confiança dos consumidores em momentos de crise.
  2. Empatia e Sensibilidade: A marca teve empatia e sensibilidade ao entender o momento e apoiar a comunidade, demonstrando um verdadeiro compromisso com o bem-estar dos clientes. recuperar de adversidades.
  3. Responsabilidade Social Empresarial (RSE): Mostrou liderança através de uma ação proativa para a sociedade, apoiando as iniciativas de recuperação e reconstrução.
  4. Continuidade dos Negócios: Teve um plano de continuidade bem definido e flexível. A continuidade dos negócios de uma marca em momentos de crise é essencial para sua resiliência e capacidade de se recuperar de adversidades.

Sua marca também pode seguir este exemplo e se conectar com os consumidores durante os momentos de crise.
 

Fonte: CDL - Saiba como ajudar a reconstruir o Rio Grande do Sul – maio 2024
Fonte: 8 princípios para uma comunicação em tempos de crise permanente – Revista Exame – Outubro 2023