Juliana Bublitz. Crédito: Mateus Bruxel
A atuação em defesa da Feira do Livro de Porto Alegre rendeu à jornalista Juliana Bublitz, colunista de Zero Hora, GZH e Rádio Gaúcha, o título de “Amiga do Livro”. A homenagem será concedida no dia 22 de abril pela Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL) pelas comemorações do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor.
Seu empenho ao alertar sobre a falta de investimento que ameaçava a realização do evento em 2023 sensibilizou lideranças da esfera pública estadual e municipal. A atuação da colunista foi decisiva, segundo o presidente da CRL, Maximiliano Bordon Ledur, para a escolha unânime de Juliana.
Foi com uma série de notas publicada a partir de julho em sua coluna, que ela chamou a atenção do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo.
A mobilização de Juliana teve início quando a colunista soube que, pela primeira vez, a Feira ficou de fora da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), devido à alteração dos critérios de avaliação do mérito cultural pelo Conselho Estadual da Cultura. Ciente de que o fato prejudicaria a programação, Juliana decidiu posicionar-se e fez um texto convocando o governador com o título “É hora de apoiar a Feira do Livro”.
– Decidi mudar a pauta do dia para priorizar o assunto. Chamei o (Eduardo) Leite na responsabilidade, só não imaginaria que a cobertura teria tanto impacto – relembra.
A repercussão da coluna, uma das mais lidas do jornal e de GZH, e a mobilização do colega Paulo Germano, também colunista de Zero Hora, GZH, Rádio Gaúcha e RBSTV, impactaram a Câmara Municipal de Porto Alegre e empresários, que contribuíram para levantar fundos e viabilizar o evento.
– Para mim, que sou frequentadora desde 1997 e defensora da cultura, é uma honra inestimável receber esta homenagem. Ao chegar a sua 70ª edição, a Feira do Livro de Porto Alegre é uma das poucas no Brasil que mantém suas características originais, como a gratuidade e a conexão de livreiros com o público – diz Juliana.
A solenidade de homenagem será realizada no barco Cisne Branco (Av. Mauá, 1050 – Armazém B3), das 19h às 21h.