A RBS TV dos Vales completa 35 anos nesta quinta-feira (28). Fundada em 1988, a emissora com sede em Santa Cruz se comunica diariamente com 64 municípios da região – a quarta maior cobertura dentre da rede do Grupo RBS –, alcançando mais de 900 mil telespectadores potenciais. São três décadas e meia narrando histórias, episódios marcantes e a evolução social e econômica da região por meio do bloco local do Jornal do Almoço e com notícias repercutidas também no Bom Dia Rio Grande e RBS Notícias.
Ao longo de sua trajetória, a RBS TV dos Vales esteve ao lado da comunidade em coberturas impactantes como as duas das três maiores cheias do Rio Taquari que deixaram milhares de pessoas desabrigadas em 2020 e, mais recentemente, no início deste mês. Nesses 35 anos, acompanhou mais de 30 edições da tradicional Oktoberfest, considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul, realizações como título da Pitt/Corinthians, equipe de Santa Cruz do Sul que conquistou o Campeonato Nacional de Basquete em 1994, e a remoção de um fóssil pré-histórico encontrado de forma inédita no município de Candelária, em 2013.
— Temos convicção de que essa proximidade com os telespectadores da região vem sendo construída baseada na entrega de nosso trabalho. E é isso que faz com que tenham a certeza de que estamos aqui por eles, assim como aconteceu e ainda está acontecendo na cobertura das enchentes no Vale do Taquari. Nossa cobertura mostrou o problema, deu voz a quem precisava e mobilizou uma corrente de solidariedade que tem feito a diferença na vida de tanta gente — destaca a coordenadora de telejornalismo da RBS TV dos Vales e apresentadora do JA local, Maiara Medina.
A relevância da emissora vai além das coberturas e serviço prestados à região. A partir de iniciativas como a realização da tradicional Festa das Cucas, em parceria com a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, a RBS TV dos Vales tem como objetivo fomentar o desenvolvimento econômico local. Anualmente, o evento contribui para movimentar a economia da região, destacando uma importante iguaria da culinária alemã, a cuca, como um dos símbolos do município. Na última edição, a festa atraiu 80 mil visitantes e contabilizou cerca de R$ 1 milhão em vendas.
— Muito nos orgulhamos de nossa contribuição para o crescimento regional, não somente pela divulgação de eventos e acontecimentos, mas também pela materialização de iniciativas na região dos Vales. É a nossa paixão pelo jornalismo e pela região que nos impulsiona a continuar servindo e conectando nossa audiência com a verdade e os acontecimentos locais— destaca o diretor da RBS na região, Joel Goulart.
Crédito da Imagem: Tatiane Zandavalli / Divulgação