Crédito da foto: Natália Leal / Especial
Um projeto que conecta a história do jornalismo impresso gaúcho com as ferramentas digitais foi reconhecido no Digital Media Awards – Americas 2023, evento promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (Wan-Ifra) na terça (16). O projeto Acervo ZH, de GZH, foi o vencedor na categoria Melhor Conceito de ePaper em conferência anual Digital Media Latam, na cidade de Mérida, no México. O gerente de Jornalismo Digital, Rodrigo Müzell, recebeu a distinção.
– O prêmio reconhece o trabalho de um time muito diverso, que trouxe para GZH um conteúdo histórico e importante. E reforça uma tendência de mercado clara que vimos no congresso da WAN-IFRA: usar ferramentas e mídias diversificadas no digital, para atendermos melhor nosso público – destaca Müzell.
O projeto ganhador tem como objetivo permitir acesso a todas as edições de Zero Hora, desde o lançamento do jornal, em 1964. A partir do ano 2000, as edições estão disponíveis com navegação completa, incluindo todas as páginas internas – as mais antigas são limitadas às capas. O serviço contempla os assinantes premium de GZH.
– Estamos muito orgulhosos com o reconhecimento deste produto, que tem um papel importante em manter viva a memória do Rio Grande do Sul. Ao digitalizar e tornar acessíveis mais de 60 anos de edições de Zero Hora, levamos ao digital a história do nosso Estado e do principal jornal do sul do país – afirma Débora Pradella, gerente de Produto e Experiência Digital.
Os premiados concorrerão na etapa mundial que, neste ano, será realizada em Taiwan. Em 2019, GZH foi eleito pela Wan-Ifra como o melhor site de notícias da América Latina. Já em 2016, o especial A Vida que Eu Vejo foi finalista em Melhor Uso de Vídeo e, em 2015, o ecossistema Colorado ZH e Tricolor ZH – com site, mobile site e aplicativos – foi o ganhador na categoria Melhor Novo Produto.
Web
Disponível para assinantes premium, o acesso é realizado por meio de uma aba no canto direito da Edição Digital de Zero Hora.
App
O acesso pode ser feito no menu do topo da tela, na capa da Edição Digital.