
Painel South Summit Brasil. Crédito: Rafael MarconattoTer um propósito, aprender a partir do erro e entender que a transformação digital começa pelas pessoas. Esses foram alguns dos caminhos apontados para o desafio da digitalização de grandes corporações no painel "What Nobody Tells You About Digitalizing a Company" (O que ninguém te conta sobre a digitalização de uma companhia), que lotou as arquibancadas do palco The Next Big Thing na tarde desta quinta-feira (5) no South Summit.
Com mediação do CEO do Grupo RBS, Claudio Toigo Filho, o bate-papo reuniu Julio Mottin Neto, CEO do Grupo Panvel, e Renato Ejnisman, CEO do banco Next, representando os setores de comunicação, varejo e mercado financeiro, que lideram a transformação digital no país. Os executivos compartilharam suas experiências e cases de sucesso. Julio destacou a importância de não ficar preso a processos para poder realizar o propósito com liberdade e estratégia. Já Renato ressaltou que transformação digital não se resume a tecnologia e que, antes de tudo, requer uma mudança de cultura, sendo importante escutar as pessoas e gerar entusiasmo para fazer a inovação acontecer.
Os painelistas também destacaram a importância de aprender com os erros e de proporcionar um ambiente em que seja possível testar soluções e iniciativas inovadoras – não só em cada corporação. Junto se vai mais longe, afirmou Julio.
– Temos que ver o copo meio cheio. Temos que fazer com que as iniciativas aconteçam não só dentro das nossas organizações, mas em eventos como este aqui – afirmou Toigo.
Alinhado ao seu propósito de contribuir com o desenvolvimento econômico do Estado, o Grupo RBS é parceiro desta primeira edição do South Summit no Brasil e marca presença no evento com estúdio exclusivo para transmissões de programas, ampla cobertura editorial nos veículos da empresa, ações para parceiros de negócios e conteúdos na programação.
Ao final do debate, Toigo fez uma provocação:
– Meu último convite é que pensem o quanto pagariam hoje para ter um aplicativo que observe o que é verdade e mentira. Esse é o propósito da RBS. Quem tiver ideias para nos ajudar a fazer isso a partir do jornalismo, que é a ferramenta que já existe, plural e independente, nos procure porque queremos ajudar a transformar o mundo a partir da verdade.