
Lançado em outubro de 2020, o projeto de GZH que tem como foco a educação midiática segue sendo destaque. Um mês após ter sido apresentado como case no 16º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo, o Fluência em Notícias foi anunciado entre os finalistas do Digital Media Awards Latam, promovido pela Associação Mundial de Jornais e Editores de Notícias (WAN-INFRA).
O projeto disputa a categoria “Melhor Projeto de Alfabetização Midiática”. Ao lado da iniciativa do Grupo RBS, concorrem “Argentina, no lo entenderías: el formato de reacciones de YouTube llevado a las noticias”, do jornal argentino La Nacion, e “Chequeos en lenguas”, do peruano Ojo Público.
Com foco na educação midiática e na promoção de uma audiência crítica, o Fluência em Notícias detalha processos jornalísticos e aproxima os leitores da redação. A iniciativa já está em sua terceira temporada e pode ser conferida
aqui. Entre os temas já trabalhados, estão assuntos como diferença entre opinião e notícia, independência editorial e o trabalho de um repórter.
Esta é a sexta vez que iniciativas do Grupo RBS integram a lista dos finalistas do prêmio. Em 2019, a empresa também esteve entre os vencedores do Digital Media Award com GZH, escolhido como “Melhor Site ou Serviço Móvel de Notícias”. Em 2018, o aplicativo Pelas Ruas recebeu a distinção de iniciativa com a Melhor Campanha de Marketing Digital. Em 2017, o especial ZH Ouro, elaborado por Zero Hora durante a Olimpíada do Rio, venceu a categoria Melhor Projeto de Visualização de Dados. Em 2016, o especial A Vida que eu vejo foi finalista em Melhor Uso de Vídeo e, em 2015, o ecossistema Colorado ZH e Gremista ZH – com site, mobile site e aplicativos – foi reconhecido como Melhor Novo Produto.
– É uma alegria saber que GZH figura como finalista nessa distinção tão importante, ainda mais em um projeto que busca a transparência da atividade jornalística junto ao público. O que fazemos, como fazemos e por que isso é importante para as comunidades onde atuamos é o foco do Fluência em Notícias. Os veículos de comunicação têm a responsabilidade de explicar a conexão de sua atividade com o desenvolvimento da sociedade e o fortalecimento da democracia – comemora a diretora-executiva de Jornalismo e Esporte do Grupo RBS, Marta Gleich.
Os vencedores serão divulgados na conferência Digital Media LATAM 2021, que acontece virtualmente entre 4 e 7 de outubro. O anúncio acontece no dia 5 e será transmitido nas redes sociais da premiação.
Com um número recorde de projetos inscritos, Fluência em Notícias se classificou como finalista entre mais de 150 iniciativas, de 48 empresas, de 11 países. Além de GZH, também compõem a lista de brasileiros finalistas ao prêmio as marcas Valor Econômico, Uol, O Globo, The Brazilian Report, Vibra e Nexo.
Sobre o Digital Media Awards Latam - Promovido pela Associação Mundial de Editores de Notícias (WAN-IFRA), o prêmio reconhece empresas, entidades de imprensa e mídia que adotaram a inovação e estratégia digital para impactar a forma como as notícias e informações são consumidas hoje.