Wednesday, 1 de September de 2010

Estratégia de comunicação faz o sucesso de uma marca

“Gerando vantagem competitiva através da comunicação integrada” foi o tema do quinto debate do Mídia Show

“Gerando vantagem competitiva através da comunicação integrada” foi o tema do quinto debate do Mídia Show

A comunicação integrada foi o tema do quinto painel do Mídia Show, evento que está reunindo publicitários, jornalistas e profissionais de marketing no Teatro do Bourbon Country, em Porto Alegre. A conversa contou com a coordenação do sócio e vice-presidente de criação da Dez Propaganda, Carlos Saul Duque.

Flavia da Justa, diretora de comunicação da Oi, mostrou como a empresa integra as mídias no planejamento de novas campanhas e quais os modelos ideais para propagar a novidade para o público. A painelista ainda destacou a importância de ouvir as necessidades dos consumidores.

- O marketing não muda, o que muda é o meio. Como o indivíduo passou a ter acesso a muitas informações, o comportamento dele muda e a exigência cresce. Portanto, começam a ser donos das marcas e participar mais da sua criação.

Como case, Flávia usou a divulgação do lançamento do Oi Pontos, programa de fidelidade que o usuário pode trocar pontos por bônus.

João Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat, apresentou as estratégias da empresa para trabalhar a integração no lançamento do novo Uno.

- O grande desafio foi lançar a nova versão perpetuando o sucesso e revitalizando a imagem do modelo.

A estratégia contou com etapas que foram da compreensão da demanda do público, passando pelas ferramentas de propagação e acompanhamento da repercussão do lançamento.

Para finalizar o painel, o Brand Marketing Manager da Adidas no Brasil, Paulo Ziliotto, destacou que a integração deve começar pelo público interno da empresa, pois é o principal agente multiplicador de ideias. No projeto de divulgação da marca como patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2010, foram realizadas ações especiais de interação com o consumidor.

Como referência, citou a exposição de uma jabulani gigante em um shopping de São Paulo, o álbum de figurinhas oficial da Copa e o bolão no site da marca, que contou com divulgação intensa nas redes sociais.

Logo após o painel, foi realizado o sorteio de um Mac Book Air entre os convidados. A vencedora foi Louisiane Carvalho, atendimento da RBA Publicidade, de Novo Hamburgo/RS.