
Debate Drive-in foi o vencedor do Grande Prêmio Jayme Sirotsky.Transformação foi uma das palavras-chaves de 2020. No Grupo RBS, não foi diferente. A maneira de trabalhar foi readequada, e novos formatos foram pensados para cumprir o propósito que move as marcas da empresa: fazer diferença na vida dos gaúchos. Neste contexto, a tradicional premiação interna da RBS também se reinventou. Em novo formato, na tarde desta quarta-feira (11), o Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento reconheceu os 16 destaques do ano e anunciou o vencedor do Grande Prêmio Jayme Sirotsky: “Debate Drive-In”, com 101 de um total de 748 votos. O trabalho envolveu mais de 50 colegas de diferentes áreas da empresa, do planejamento à execução e teve repercussão nacional.
– O Prêmio RBS de Jornalismo, Esporte e Entretenimento é um momento para celebrar e valorizar a qualidade da nossa essência, do nosso produto. Mas é também um momento para reconhecer as pessoas, um valor muito importante aqui na RBS. Graças à competência de todos colaboradores da RBS, nos mantivemos próximos do nosso público e tivemos a oportunidade de reforçar os nossos elos mesmo em um ano com tantas dificuldades – destacou o CEO da RBS, Claudio Toigo Filho.
Realizado de maneira online, este ano, o evento tem como grande novidade a mudança de nome, que passou a incluir "Esporte", valorizando os três grandes pilares que conectam a RBS com os gaúchos. Além disso, o formato foi adaptado por conta do momento. Sem categorias, os finalistas foram selecionados pelos líderes das redações, e não por meio de inscrições, como em anos anteriores.
Os destaques selecionados foram revelados em etapas locais, e os 16 finalistas foram escolhidos pelo Comitê de Jornalismo do Grupo RBS, tendo como critérios repercussão, originalidade, impacto, qualidade, reconhecimento do público e relevância social. Durante a última semana, os autores tiveram a chance de contar um pouco mais sobre seus trabalhos em painéis virtuais transmitidos para toda a empresa. O momento também foi de compartilhamento de experiências e troca de conhecimento entre os colaboradores.
Conduzida pelo CEO da RBS, Claudio Toigo Filho, e pelo Presidente Emérito, Jayme Sirotksy, que dá nome ao grande prêmio, a cerimônia virtual reuniu colaboradores, líderes e acionistas da empresa. Com a passagem do troféu do "Posso Entrar?", vencedor em 2019, para o Debate Drive-in, o evento foi marcado pela celebração das conquistas em um ano desafiador, descontração e reconhecimento dos times.
– Nós falamos muito em trabalho em equipe, algo essencial para fazer rádio, mas se temos um trabalho que, de fato, foi construído com muitas mãos é o Debate Drive-in, que surgiu a partir da ideia do Carlo Vinhol. O debate foi um trabalho prioritariamente de rádio e ele precisava ter boa qualidade de áudio, então nossa equipe começou a fazer diversos testes até o Vinhol chegar nesse formato. Em nome da Gaúcha, agradeço a todos que nos ajudaram a colocar esse projeto em prática – afirmou a editora-chefe da Gaúcha, Andressa-Xavier.
Sobre Debate Drive-In – Para se adaptar às recomendações de saúde contra a covid-19, sem deixar de lado a garantia da informação aos ouvintes, o tradicional debate eleitoral entre os candidatos a prefeito de Porto Alegre da Gaúcha foi realizado em modelo drive-in, no estacionamento da sede do Grupo RBS. A ideia, proposta pelo Coordenador de Engenharia das rádios, Carlo Vinhol, repercutiu em veículos nacionais como Folha de S. Paulo, Estadão, Uol, Exame, entre outros.
Confira todos os 16 projetos premiados:
Esporte
Saudade do Esporte
Jogos do Futuro
Vitórias
Jogos Inesquecíveis/Jornada Esportiva
Jornalismo
Novo e novíssimo JA
RBS Notícias: um jornal de casa
GDI – Auxílio Emergencial
Blitz nos Bairros
Fique Bem
Jornalismo de Soluções
Debate Drive-In
Direto do Front
Entretenimento
Potter Entrevista
Música Daqui
Destemperados na TV
Galpão Crioulo