
Profissionais da Redação Integrada atuam de forma remota. Crédito: Mariana Ceccon.
Cumprindo o propósito do
Grupo RBS de garantir por meio do jornalismo informação e serviço ao público, mas preservando a saúde dos colaboradores, desde o dia 24 de março, toda a Redação Integrada de
Zero Hora,
Diário Gaúcho,
GaúchaZH e
Gaúcha está trabalhando de forma remota durante a pandemia do coronavírus. Ao total, são cerca de 200 profissionais da operação de rádio, jornais e digital atuando em teletrabalho.
O processo de transferir a operação de rádio, jornais e digital para o trabalho remoto foi feita em conjunto pelas lideranças da Redação Integrada e as áreas de Tecnologia e Operações da RBS. O processo começou no dia 19 de março e foi finalizado na terça-feira (24).
– O duplo desafio de colocar a equipe em casa com segurança e, ao mesmo tempo, garantir a operação dos nossos veículos, que têm o papel fundamental de informar e orientar ao público, rendeu algumas horas de tensão e insônia, mas o resultado nos enche de satisfação e permite colocar foco nesta que é a mais complexa cobertura que já enfrentamos. Tudo só está sendo possível com o apoio competente dos nossos colegas da área de tecnologia - afirma Nilson Vargas, Gerente-Executivo de Jornalismo.
O movimento, que é inédito para todos os veículos, segue as orientações dos órgãos de saúde de evitar aglomerações. Além disso, entrevistas com fontes estão sendo realizadas via telefone ou internet. Na Gaúcha, equipamentos foram instalados nas casas dos comunicadores, que conduzem de forma remota todos os programas.
A ação faz parte das medidas de prevenção adotadas pela empresa desde a chegada da covid-19 ao Estado. O objetivo é minimizar impactos à saúde das pessoas e preservar as entregas de informação e serviço à população, reduzindo o risco de contágio e disseminação da doença.
Confira
aqui o vídeo que mostra a realidade da Redação Integrada.