
Alice Urbim. Crédito: Franco Rodrigues.
Era 1975 quando Alice Urbim deu início à trajetória de sucesso que lhe rendeu reconhecimento dentro e fora da
RBS, dentro e fora do Estado. Ela chegava à empresa para ser repórter do Jornal Hoje. Entre idas e vindas, foram mais de 20 anos de história e uma coleção de projetos emblemáticos. Agora, a gerente-executiva de Programação e Entretenimento prepara-se para uma nova fase, uma decisão que vem sendo planejada há meses entre ela e a RBS. Em meio às novas atividades, por exemplo, está o Porto Alegre em Cena, do qual será madrinha em setembro de 2019, por sua atuação e conexão com artes e espetáculos.
Nas diferentes posições que assumiu ao longo dos anos (entre elas produtora, chefe de Reportagem, gerente de Produção e gerente-executiva de Programação e Entretenimento), Alice esteve à frente de inúmeras iniciativas na
RBS TV, como Histórias Curtas, Curtas Gaúchos, Anonymus Gourmet, Galpão Crioulo e Patrola. Sua carreira lhe rendeu muitos prêmios, entre eles o Prêmio Líderes e Vencedores, o Prêmio Joaquim Felizardo e o 1º Prêmio Globo de Programação (como gestora destaque). Foi a idealizadora do Caras Novas, curso de telejornalismo aplicado que revelou muitos talentos do jornalismo gaúcho que hoje são reconhecidos no Brasil e no Exterior, e representante do Brasil no Input (Conferência Internacional de Televisão) durante 10 anos.
– A Alice é mais do que parte importante da história da RBS, ela é peça fundamental da cena cultural do Estado. Nosso profundo agradecimento a tudo o que ela significa. Tenho certeza de que outros tantos projetos vencedores liderados por ela estão por vir – destaca o chairman do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer.
Alice permanece na RBS até setembro, quando termina o período de transição. Após esse intervalo, o gerente-executivo Marco Gomes assume a função.
– A vida é feita de ciclos. E, como sou um eterno aprendiz, chegou a hora de exercitar um outro olhar para a vida. Entre entradas e saídas, minha primeira atuação na mídia foi no Grupo RBS, em 1975, como repórter do Jornal Hoje. Meu crescimento emocional e intelectual foi dentro do Grupo RBS, trabalhando na RBS TV, afiliada da Rede Globo – comenta Alice.