
Anúncio debate governador. Crédito: Divulgação.
A
RBS TV promove, nesta quarta-feira (3), o último debate dos candidatos ao governo do Rio Grande do Sul antes do primeiro turno das Eleições 2018. Na ocasião, Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (MDB), Miguel Rossetto (PT) e Roberto Robaina (PSOL) poderão expor suas ideias e propostas por aproximadamente duas horas. Ao menos quarenta profissionais estarão envolvidos diretamente com a operação do debate, que iniciará após a novela Segundo Sol. O encontro será mediado pelo jornalista Elói Zorzetto e terá transmissão ao vivo também pelo G1 e pela
Gaúcha, além da cobertura minuto a minuto no jornal digital do
GaúchaZH, com detalhes e bastidores.
A cobertura do debate contará, ainda, com a checagem das declarações feitas pelos concorrentes ao Palácio Piratini. Durante o encontro, a equipe de repórteres do Grupo de Investigação do Grupo RBS (GDI) irá verificar as informações e a veracidade das falas dos candidatos. O resultado poderá ser conferido ao longo de quinta-feira (4), em GZH.
– O último e decisivo debate antes do primeiro turno é uma tradição da RBS TV e uma excelente oportunidade para se confrontar as propostas para o Rio Grande do Sul vencer a crise – destaca o vice-presidente Editorial do
Grupo RBS, Marcelo Rech.
O debate será dividido em cinco blocos – quatro deles com interação direta entre os adversários. O objetivo do formato é dar espaço à discussão de propostas e de saídas para a crise do Estado, privilegiando o embate de ideias e oportunizando a comparação entre os diferentes projetos, na reta final da campanha. No primeiro, cada candidato fará uma única questão e dará uma única resposta sem um tema pré-estabelecido. No segundo, cada concorrente responde uma pergunta elaborada pela produção do programa, definida a partir de um sorteio ao vivo.
O terceiro bloco seguirá a mesma dinâmica do primeiro e o quarto bloco manterá a mesma lógica do segundo. Por fim, o último bloco foi reservado para as considerações finais de cada concorrente. Definidos pela organização do evento, os assuntos envolverão dez temáticas de interesse da população, como segurança pública, saúde, educação, finanças estaduais e infraestrutura.
Diferentemente das outras afiliadas da Rede Globo, que transmitiram o debate para governador dos seus respectivos Estados na terça-feira (2), a RBS TV optou por promover o último encontro entre os concorrentes ao Palácio Piratini na quarta (3). A iniciativa teve como objetivo o ajuste da programação de acordo com o interesse do Rio Grande do Sul e, excepcionalmente na terça-feira (2), a emissora transmitiu ao vivo Grêmio x Atlético Tucumán pela Copa Libertadores da América.
Na quinta-feira (4), a RBS TV transmite o último debate entre os candidatos à presidência da República. O encontro, promovido pela Rede Globo, irá ao ar após a novela Segundo Sol e será mediado pelo jornalista William Bonner, dos estúdios da emissora no Rio de Janeiro.
Desde o dia 20 de agosto, o dia a dia dos candidatos é pauta dos telejornais das 123 afiliadas da Rede Globo. Para garantir uma cobertura pautada pela isenção e imparcialidade, focada no debate de ideias e no serviço e orientação ao eleitor, diversas reuniões foram realizadas desde o início do ano com representantes dos partidos políticos, a fim de apresentar o esquema de cobertura e as datas e os formatos dos debates para as eleições deste ano.