Em seis décadas de atuação, a Lebes manteve uma estrutura de gestão familiar. Em janeiro de 2015, o fundador Otelio Drebes passou o comando para seu primogênito, Otelmo. Desde então, o novo presidente comanda um plano que combina iniciativas ousadas e movimentos cautelosos – e que tem trazido resultados positivos para a empresa. Para falar sobre o assunto, o Fórum Respostas Capitais convidou o executivo ao palco, em encontro ocorrido na manhã desta quarta-feira (1º), na sede do
Grupo RBS.
Promovido por
Zero Hora, o evento reuniu empresários e jornalistas para um bate-papo informal mediado pela jornalista Marta Sfredo. Durante a conversa, Otelmo falou sobre os paradigmas que sua gestão buscou mudar na companhia.
— Não tínhamos o costume de contratar pessoas vindas do mercado. Mas isso acabava dificultando o nosso crescimento. Agora, abrimos as portas, e os talentos de fora vêm trabalhar conosco. Isso é muito positivo — destacou.
Mais visibilidade — Outro marco importante para o novo momento da empresa foi o lançamento da Lebes Life Store. Há um ano, a loja foi inaugurada no antigo prédio da Guaspari, no Centro de Porto Alegre. O espaço foi totalmente reformado e conectou a companhia a milhões de pessoas que circulam pelo entorno do local todos os dias.
— Ganhamos muita visibilidade com a Lebes Life Store. Antes, dizíamos que a empresa era maior do que a marca. Agora, há um equilíbrio: as pessoas nos conhecem, e muito disso tem a ver com esse local — apontou Otelmo.
A próxima novidade em Porto Alegre já tem prazo para acontecer. A companhia prepara, para novembro, a abertura de uma unidade no bairro Restinga. O investimento deve gerar em torno de 25 empregos diretos, dando preferência a moradores da região.
— A Restinga tem uma população muito expressiva. Ainda assim, não há ali nenhuma loja de grandes redes. Queremos que as pessoas de lá tenham por perto uma filial com preços e produtos de qualquer outra — avaliou.
O futuro da empresa — Os desafios do futuro do varejo também foram abordados no Fórum. Para Otelmo, o segmento mudará radicalmente nos próximos anos, mas muitos fundamentos seguirão iguais.
— Não importa de onde vem a mercadoria, como o comprador recebe, se a transação é online ou presencial. O cliente precisa comprar, e nós precisamos vender — resumiu.
Em sua 14ª edição, o Fórum Respostas Capitais reúne convidados para uma entrevista interativa com personagens que pensam e fazem a economia. Desde novembro de 2015, foram entrevistados nomes como o presidente das Lojas Renner, José Galló, o sócio da Neugebauer, Ricardo Vontobel, o presidente da Tramontina, Carlos Tramontina, o diretor-presidente da Fruki, Nelson Eggers e o CEO do Grupo Dimed, Julio Mottin Neto, entre outros.