
A décima edição do Em Pauta ZH traz para discussão o futuro do jornalismo pós-redes sociais. O convidado desta vez é o jornalista Ricardo Gandour, que se dedicou a estudar o tema a fundo, ao longo de cinco meses, na Escola de Jornalismo da Universidade Columbia (EUA). Sob mediação da diretora de Redação de
Zero Hora, Marta Gleich, Ricardo abordará como a fragmentação digital impacta o novo ambiente informativo em construção a partir das 19h30 desta quarta-feira (14), na sede do
Grupo RBS, em Porto Alegre. Na plateia, além de jornalistas e outros colaboradores da RBS, estarão professores e estudantes.
Gandour licenciou-se do cargo de diretor de conteúdo do Estadão, que ocupou de 2006 a 2015, para mergulhar na missão de entender a transformação digital. Em entrevista publicada na superedição de fim de semana (10 e 11) de ZH, ele antecipou parte do conteúdo desta quarta e destacou o papel dos meios de comunicação em um ambiente no qual alguns leitores parecem perder de vista as diferenças entre informação e opinião e entre notícia e boato.
– Os grandes veículos de comunicação perderam o poder que tinham de distribuição. Hoje, a distribuição está sendo dominada pelas redes sociais. São as redes que distribuem a informação, de forma seletiva, com impacto dos algoritmos. Esse é o grande desafio dos veículos de se manter na seleção e na curadoria. E isso vem acontecendo. Em trazer para o leitor, para o usuário a perspectiva de separar o que é informação checada e embasada do que é rumor e opinião sem embasamento – afirma Gandour, que também é membro do Instituto Palavra Aberta e do comitê executivo da WAN-IFRA América Latina.
Sobre o Em Pauta ZH – Debates sobre Jornalismo – Criado em junho de 2015, o projeto traz a Porto Alegre profissionais de atuação reconhecida para debater com jornalistas, professores e estudantes sobre a profissão e o papel da imprensa em uma sociedade livre e democrática. Nomes como Caco Barcellos, Adriana Carranca, Sérgio Dávila e Eliane Brum já trouxeram temas relevantes para a discussão. Em maio, a edição comemorativa aos 52 anos de Zero Hora “Em Pauta ZH Especial de Aniversário – Futuro do Jornalismo” reuniu os convidados Eugênio Bucci e Marcelo Canellas e jornalistas da empresa, além de assinantes e formadores de opinião. Em julho, o convidado foi diretor de redação de O Globo, Ascânio Seleme. Confira os conteúdos na página especial do evento:
zerohora.atavist.com/em-pauta-zh.