Friday, 19 de August de 2016

Zero Hora traça o perfil do eleitor gaúcho no caderno DOC

Reportagem especial é parte da cobertura de Eleições 2016 iniciada na terça-feira (16) pelo Grupo RBS
Eleições 2016Neste sábado (19), o primeiro da campanha para as eleições municipais 2016, o caderno DOC, da superedição de Zero Hora, traz um raio-x do eleitorado gaúcho. A reportagem multimídia dá continuidade à cobertura eleitoral do Grupo RBS, iniciada na terça-feira (16), dia em que foi dada a largada na campanha política. A reportagem “Um voto maduro” traça o perfil dos votantes no Rio Grande do Sul, revelando o aumento no número de eleitores com mais de 45 anos (com destaque para o eleitorado acima dos 70 anos) e o desinteresse de adolescentes de 16 e 17 em votar. A reportagem também discute como essa transformação pode causar impacto nas campanhas eleitorais. No site de eleições zhora.co/eleiçoes2016, ZH vai trazer especiais como “O desafio das grandes cidades”, que vai mostrar em texto e vídeo a realidade dos cinco maiores colégios eleitorais do Interior e Região Metropolitana (Caxias do Sul, Pelotas, Canos, Santa Maria e Gravataí). O La Urna, série de entrevistas com os candidatos ao Executivo comandadas pelo colunista de ZH Paulo Germano, acompanhado de Luciano Potter, Arthur Gubert e Debora Cademartori, também retorna nas Eleições 2016: o primeiro vídeo lançado na terça-feira (16) logo após o debate na Gaúcha, e o próximo será publicado no dia 9 de setembro. Com o selo Vida Real, matérias focadas nos problemas enfrentados pela população no dia a dia vão questionar os candidatos sobre como resolver os temas levantados na reportagem. A seção É isso mesmo? vai fazer um tira-teima das promessas. A colunista Rosane de Oliveira analisará em uma série de vídeos os cenários políticos nos principais municípios do Estado. - Nossa cobertura será focada no leitor. É nosso papel oferecer ao cidadão todas as ferramentas para que ele faça a melhor escolha na hora de votar. Para isso, vamos atuar fortemente na checagem das promessas, na comparação de programas de governo e no serviço de orientação ao eleitor. Teremos uma produção multimídia, com muito foco em vídeo e em redes sociais – destacou a editora de Notícias de Zero Hora, Dione Kuhn. Capa do caderno DOCOs debates realizados pela Gaúcha com os candidatos à prefeitura de Porto Alegre e Caxias do Sul e as entrevistas em Santa Maria foram a largada oficial da cobertura eleitoral do Grupo RBS. A RBS TV se junta à cobertura a partir de 23 de agosto, e promove os dois debates entre os candidatos à prefeitura de Porto Alegre nos dias 29 de setembro e 28 de outubro (em caso de segundo turno), respectivamente. Até o fim da campanha eleitoral, a cobertura multiplataforma vai trazer serviço e informações completas para orientar o eleitor.