Projeto criado há 18 anos em Nova York já percorreu mais de cem cidades no mundo com o objetivo de democratizar o acesso à alta gastronomia
O Restaurant Week, um dos mais conceituados e festejados eventos gastronômicos, terá sua primeira edição em Porto Alegre de 15 a 28 de novembro. O projeto, que surgiu há 18 anos em Nova York e já percorreu mais de cem cidades no mundo, objetiva democratizar o acesso à alta gastronomia. Para isso, o Restaurant Week reúne alguns dos melhores restaurantes da cidade que oferecem, em suas próprias casas, cardápios especiais por preços promocionais no período definido. Esta edição ainda contará com uma semana extra para os clientes MasterCard Black e Platinum, que poderão usufruir das oportunidades de serviços gastronômicos de 08 a 14 de novembro.
Além de proporcionar 15 dias de alta cozinha, o Restaurant Week também é um incentivador do turismo gastronômico, pois gera rentabilidade e movimenta a cidade. E apesar de a ideia ter surgido em Nova York e depois ter se espalhado por todo o mundo, cada cidade tem um Restaurant Week diferente, que, aos poucos, vai assumindo a própria personalidade, de acordo com as peculiaridades locais. No Brasil, o Restaurant Week acontece também em São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Vitória, Recife e Belo Horizonte, onde algumas praças contam com uma edição anual e outras duas edições. A edição do POARW tem patrocínio da MasterCard e Eisenbahn, co-patrocínio da Sodexo e e Rossi, harmonização da Eisenbahn, apoio da Oi, apoio institucional do Sindpoa e realização de Grupo RBS e MiCA.
Mais sobre o POARW
Durante o evento, os estabelecimentos participantes vão preparar um menu composto por entrada, prato principal e sobremesa a um preço fixo. No almoço, a refeição custará R$ 27,50 e no jantar, R$ 39. Couvert, bebidas e 10% de serviço não estão inclusos neste valor. O projeto POARW também agrega responsabilidade social: em cada refeição, será acrescentado o valor de R$ 1, destinado ao Instituto do Câncer Infantil.
A edição do Restaurant Week na capital gaúcha congrega 25 estabelecimentos: Água Doce Cachaçaria, Atelier de Massas, Bazkaria, Bistrô Variettá, Calamares, Casa do Camarão, Chopp Stübel, Copacabana, Hashi Art Cuisine, Jasmim, Oca de Savoia, Pâtissier, Peppo Cucina, Quincho, Sakura, Sakura Kaiten, Santo Antônio, Sashiburi Sushi House (Moinhos de Vento e Vila Assunção), Sharin, Sushi by Cleber, Tartoni Ristorante (Bourbon Country e BarraShoppingSul), Umberto e Vermelho Grill.
Emerson Silveira, criador do RW Brasil
A história de Emerson Silveira na área de gastronomia tem início no ano de 1992, em Nova York, como garçom no restaurante Park Avalon. Antes disso, era analista de sistema na empresa Mercedes Benz. Passados quatro anos, em 1996, foi trabalhar no Hotel Restaurante Lespinasse, considerado o melhor restaurante de Nova York por onde circulavam as pessoas mais importantes do cenário mundial da política ao showbusiness.
Em 2001, retorna para o Brasil com o objetivo de investir em um bar com seis sócios e, paralelamente, é convidado para gerenciar a área de eventos gastronômicos em um hotel de grande porte em São Paulo. Sempre vislumbrando oportunidades, resolve trazer para o Brasil Restaurant Week, um dos mais importantes eventos gastronômicos para o Brasil. O projeto já existia há 12 anos em Nova York, e ainda nada parecido havia sido feito por aqui. Para colocar o plano em prática, despertou seu lado empreendedor, buscou contatos na Big Apple e procurou patrocinadores, juntamente com o sócio, Fernando Reis
Emerson optou por dar o pontapé inicial do “seu Restaurant Week” na cidade, no entanto, sem sucesso. Isso o motivou ainda mais para encarar a cidade de São Paulo, onde as expectativas se confirmaram e a edição brasileira do evento ocorreu, pela primeira vez, em 2007. Desde lá, já são 15 edições, com mais de 600 estabelecimentos participantes e mais de 1 milhão de visitantes. Hoje, Emerson divide seu tempo entre o Restaurant Week, a administração de um bar com capacidade para mil pessoas em um dos lugares mais badalados da capital paulista, e a família – sua esposa Flávia Cappra, ao seu lado desde a volta para o Brasil, e o filho de dois anos.
Ele explica que, por mais que a ideia inicial tenha surgido em Nova York, cada cidade possui um Restaurant Week próprio, que vai tomando forma e criando personalidade prória conforme as peculiaridades locais. Além disso, Silveira afirma que o RW Brasil é naturalmente tropicalizado e combina perfeitamente com o estilo de vida do brasileiro, desde a escolha dos restaurantes até os cardápios.
Um dos pontos mais importantes do Restaurant Week é o fato de ele proporcionar à sociedade 15 dias de alta gastronomia, democratizando-a com preços reduzidos. Assim, além de rentabilidade, o processo traz novos clientes e gera turismo gastronômico.