
Capa do especial multimídia
Brezilyen. Reprodução.
Após três anos de imigração haitiana ininterrupta no Vale do Itajaí, uma reportagem multimídia do
Jornal de Santa Catarina mostra como vivem os dois mil cidadãos já estabelecidos na região. Intitulada
Brezilyen – "brasileiro" em crioulo haitiano – o conteúdo já está disponível no site
www.santa.com.br com relatos dos imigrantes que buscam um recomeço após o terremoto de 12 de janeiro de 2010 no Haiti.
Ao longo de dois meses e meio, a equipe de reportagem percorreu Blumenau, Pomerode e Itajaí, conversou com imigrantes, acompanhou a rotina no trabalho, em casa, na escola, na igreja e entre amigos. Nos textos e vídeos, eles contam como vivem e o que fazem para driblar as dificuldades financeiras, de comunicação e a distância dos familiares.
Um documentário de oito minutos traz imagens e depoimentos de haitianos que contam como foi a adaptação à região e quais os planos para o futuro. Mapas interativos mostram o caminho que eles percorreram até chegar a Blumenau e infográficos revelam dados estatísticos sobre os haitianos em Santa Catarina. Ao todo, oito profissionais se envolveram com a produção e finalização do conteúdo, que também chegará aos leitores em versão impressa na edição de fim de semana (20 e 21).
Entre imigrantes, vizinhos, empregadores, colegas de aula, educadores, pastores evangélicos e especialistas no tema imigração, a reportagem também entrevistou o embaixador do Haiti no Brasil, Madsen Chérubin, que falou sobre a grande missão do país neste momento: atrair investidores estrangeiros para que os imigrantes retornem e ajudem a reconstruir o Haiti.
O trabalho está sendo divulgado nas redes sociais do Jornal de Santa Catarina,
fanpage Jornal de Santa Catarina e
Instagram Santacombr, bem como em chamadas na programação da
RBS TV local.