
Líder de mercado na Região Sul e maior afiliada da Rede Globo, o Grupo RBS obteve a segunda posição no ranking dos Mais Premiados Grupos de Comunicação do Brasil, coordenado pelo informativo Jornalistas & Cia. Com 16.430 pontos, ficou atrás apenas do Grupo Globo, que obteve 30.415, e à frente do Grupo Folha, o terceiro colocado, com pontuação de 11.910.
– Esse destaque só reforça nosso compromisso com o jornalismo, que marca a trajetória do Grupo RBS desde a sua criação, em 1957. Estamos vivendo um momento de intensas mudanças na comunicação e no comportamento do consumidor, e temos a percepção de que é preciso compreender e estar cada vez mais próximos dos leitores, telespectadores, ouvintes, internautas e anunciantes para apresentar soluções inovadoras que os satisfaçam – afirmou o presidente da empresa
Eduardo Sirotsky Melzer.
Nos últimos cinco anos, a RBS investiu cerca de R$ 120 milhões em seus veículos de mídia impressa, R$ 70 milhões na construção do Parque Gráfico Jayme Sirotsky, inaugurado em 2009, o restante em novos produtos digitais.
Além do aporte financeiro, o Grupo RBS está preocupado em aplicar soluções inovadoras a seus produtos, alinhadas aos desejos do consumidor. O jornal Zero Hora, principal título impresso da empresa, completou 50 anos em maio passado, e realizou uma profunda reformulação editorial, gráfica e de marca. O ciclo de reposicionamento e transformação se espalha pelos demais jornais, sob a coordenação de profissionais renomadas contratadas recentemente: Andiara Petterle, vice-presidente de Jornais e Mídias Digitais, e Flavia Moraes, que assumiu a diretoria-geral de Inovação e Linguagem.
A Zero Hora é o veículo do Grupo RBS com maior número de premiações na empresa. Indicado ao Prêmio Caboré 2014 na categoria Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo, o jornal de maior circulação da Região Sul obteve, nos últimos três anos, as maiores premiações de sua história, incluindo o Prêmio Esso de Reportagem em 2012, o Grande Prêmio Esso de Jornalismo em 2013 e, em 2014, mais um Esso Regional.
– Recentemente, a Rádio Gaúcha compôs a lista de Veículos Mais Admirados do Ano, organizada pelo Grupo Meio & Mensagem. A expansão digital da rádio foi um dos principais fatores para o reconhecimento. No ambiente digital, a audiência da Gaúcha avançou 54% em comparação ao ano anterior. “Comprovamos nossa capacidade de mobilização nas redes sociais, alcançando o trending topics Brasil do Twitter em várias ocasiões. Além disso, renovamos a nossa programação apostando em novos formatos e construímos um novo estúdio, com um investimento de aproximadamente R$ 4,5 milhões – destacou a diretora de rádios do Grupo RBS, Fabiana Marcon, para quem as iniciativas demonstram a crença dos gestores da empresa no meio rádio e no jornalismo.
Para ranquear as empresas de comunicação do país, o Jornalistas & Cia avalia anualmente as premiações jornalísticas conquistadas por profissionais de cada veículo de imprensa, atribuindo pesos a cada uma e utilizando critérios como prestígio e concorrência. Não foram contabilizadas as premiações internas, uma vez que não existe competição entre veículos. O ranking dos Mais Premiados Grupos de Comunicação do Brasil é, portanto, um desdobramento da lista dos Mais Premiados Jornalistas Brasileiros, organizado pelo mesmo informativo.