Tuesday, 16 de December de 2014

VOX abre espaço para discussão sobre o papel da imprensa e a inovação

Criadores de startups apontam caminhos para inovar e Luciano Huck fala da atuação da grande mídia nas comunidades
Foto: Jefferson Bernardes Foto: Jefferson Bernardes

A programação do VOX, evento que o Grupo RBS promove nesta terça (16) em Porto Alegre, abriu espaço para falar de inovação, do papel da grande mídia e da construção de uma nova realidade social. Cristina Corrêa entrevistou criadores de startups, Luciano Huck conduziu uma conversa sobre a mídia de massa e Lorrana Scarpioni defendeu a mudança de valores como impulsora de transformações sociais.

A inovação foi o foco da entrevista que a jornalista Cristiane Corrêa realizou com os empreendedores de startups Rafael Grampá, Rodrigo Paolucci, Marco Fisbhen e Bel Pesce. Os quatro falaram  sobre barreiras, desafios e métodos para gerar conteúdos e produtos atraentes por meio de empresas em estágio inicial. A conversa ilustrou a premissa #Think Ahead (Pense À Frente).

- É preciso ter iniciativa. Não podemos ter medo de errar, mas temos que ser rápidos e nos posicionar rumo à direção correta e sem grandes prejuízos - explicou Marco Fisbhen, criador do Descomplica, site de vídeos de aulas. Fisbhen ressaltou que no mundo das startups o erro traz o aprendizado e não pode ser entendido simplesmente como prejuízo.

O criador da plataforma digital Samba Ads, Rodrigo Paolucci, concordou e acrescentou que uma das principais diferenças entre as startups e as empresas de grande porte é o impacto que uma estratégia errada pode causar aos negócios (as startups absorvem o erro de maneira menos traumática).

- Temos que aproveitar isso, pois os custos são outros, o tempo e as métricas também - afirmou Rodrigo, que revelou a meta de lançar o Samba Ads em toda a América Latina dentro de cinco anos.

Luciano Huck conversou com Rene Silva, criador do jornal Voz da Comunidade, Igor Rocha, agente penitenciário e educador, e Emerson Ferreira, ex-penitenciário e estudante de Psicologia. O papo abordou a premissa #Be Part (Seja Parte), revelada pela investigação The Communication (R)evolution.

Huck perguntou aos três se eles se sentiam representados pela mídia tradicional de massa. Os convidados foram unânimes em dizer que não e ressaltaram o papel das redes sociais no processo de democratização da comunicação. Rene Silva, que tuitou informações sobre o processo de pacificação do Morro do Alemão durante a ocupação da polícia, lembrou que ele próprio serviu de fonte para veículos de imprensa depois que Huck retuitou suas notícias sobre o caso.

Para Silva, o Voz da Comunidade transformou a vida dos moradores da região ao dar visibilidade às demandas locais, o que, segundo ele, foi uma contribuição à comunicação.

- A grande mídia está num processo de transformação, pois percebe que vem perdendo público para os veículos alternativos. Acredito mais na mídia colaborativa. Quando o Grupo RBS abre esse diálogo com a gente, é um sinal claro de que algo está mudando - afirmou ele.

Emerson Ferreira também valorizou a iniciativa do RBS, por meio do Vox, apostando que os veículos de comunicação tradicionais passem a desmistificar o teor violento das coberturas sobre as favelas e mostrem também aspectos positivos das comunidades.

- Isso já seria uma mudança importante - disse Emerson.

Para falar da premissa #Be Collaborative (Seja Colaborativo), Lorrana Scarponi, criadora da plataforma de troca de tempo e habilidades Bliive, defendeu a mudança de valores para a transformação da sociedade atual. De acordo com ela, a colaboração de conhecimento é um dos principais fatores que fazem o Bliive dar certo.

- As coisas dão certo quando compartilhamos algo que amamos, nos sentimos úteis e temos a sensação de pertencimento. O Bliive é uma forma de aprendizado sem a necessidade do dinheiro, afinal, todos nós temos valor – comenta Lorrana.

VOX está sendo transmitido ao vivo pela TVCom e por streaming, via internet, no site www.rbsvox.com.br. Para baixar e compartilhar fotos do evento, acesse http://preview.is/1BNdgfY.