Thursday, 4 de December de 2014

Zero Hora publica especial sobre o Estado Islâmico

Reportagem multimídia mostra como surgiu o grupo, quem o financia e como combate e governa as áreas de controle

Foto_Luis_Araujo_Turco_Siria_Crédito_Arquivo_PessoalZero Hora esteve na fronteira turco-síria e vai contar neste domingo, em reportagem multimídia, como avança o poder do Estado Islâmico. Na cidade de Kobani, terra disputada pelo EI e grupos rebeldes sírios, o enviado especial de ZH, Luiz Antônio Araujo, ouviu comandantes rebeldes e mostra como se desenvolve a luta no local. O caderno editado em 12 páginas será encartado em toda a edição dominical.

No site, a reportagem se transforma em uma narrativa multimídia, com gráficos e galerias de fotos. Entrevistas e imagens de áreas sob o domínio do EI compõem pequenos documentários que mostram como é a vida nas regiões que convivem com o grupo armado mais temido da atualidade. O trabalho jornalístico também ouve diplomatas e estudiosos nos Estados Unidos, Brasil e Europa para avaliar como esses extremistas montaram seus exércitos e o que significa a emergência desse grupo.

O Estado Islâmico (EI) ganhou notoriedade em junho deste ano, ao assumir o controle de uma vasta faixa de território na Síria e no Iraque, onde implantou um califado (regime islâmico surgido no século 7). O avanço do EI provocou a intervenção dos EUA nos dois países, à frente de uma coalizão de 60 países.

Sobre Luiz Antônio Araujo

Luiz Antônio Araujo é jornalista, mestre em Comunicação e professor de Jornalismo. Há 18 anos em ZH, onde assina a coluna Olhar Global, cobriu a guerra do Afeganistão (2001), a revolução no Egito (2011) e a crise na Ucrânia (2014).