Eduardo Sirotsky Melzer na abertura da cerimônia (Foto: Mauro Vieira).
Os vencedores da segunda edição do Prêmio RBS de Educação – Para Entender o Mundo – foram divulgados na tarde desta sexta-feira (21) pelo Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS). A cerimônia reuniu centenas de gaúchos e catarinenses no Theatro São Pedro, em Porto Alegre, para torcer pelos 16 finalistas. Eles concorriam em duas modalidades: Educadores e Jovens Protagonistas. O prêmio mobilizou os dois Estados ao longo do ano e disseminou boas práticas de leitura por meio da cobertura dos veículos da RBS e da mobilização das escolas.
– Hoje é um dia muito importante para o Grupo RBS e para a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. Desde o início, a RBS tem uma relação muito profunda com a nossa comunidade. E, nesse contexto, nada é mais importante do que a educação. Por isso, o evento de hoje tem um personagem especial: o professor. Ele é um profissional vocacionado e apaixonado pelo que faz, é um agente transformador da sociedade. E é aos professores que dedicamos esse prêmio – destacou Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS. O concurso premiou iniciativas de educadores que desenvolvem projetos de mediação de leitura e de jovens com propostas de incentivo à leitura. Os projetos das três categorias do prêmio — Escola Pública, Escola Privada e Jovens Protagonistas — tiveram abordagens e públicos diversos, envolvendo crianças a adolescentes, de escolas públicas do interior até instituições privadas, do Ensino Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Como foi feita a escolha dos vencedores Júri Técnico – Escolheu quatro vencedores: dois da categoria Escola Pública (um do RS e um de SC) e dois da categoria Escola Privada (um do RS e um de SC) Júri Popular – Escolheu quatro vencedores: dois educadores (um do RS e um de SC) e dois Jovens Protagonistas (um do RS e um de SC) Os vencedores do Prêmio RBS de Educação
Eduardo Sirotsky Melzer na abertura da cerimônia (Foto: Mauro Vieira).
- JÚRI POPULAR
Rio Grande do Sul
Escola Privada/Pública – Ailim Schwambach, do Instituto de Educação Ivoti, de Ivoti, com o projeto “Reportagens científicas e ensino de Ciências”
Jovens Protagonistas – Letícia Cecília Vargas, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Progresso, de Quinze de Novembro, com o projeto “Caravana da leitura”
Santa Catarina
Escola Privada/Pública – Susana Tonielo Lazzarotti, do Colégio Logosófico González Pecotche, de Chapecó, com o projeto “Lendo o mundo com Dora Científica”
Jovens Protagonistas – Bruna da Silva Donadel, da Escola de Educação Básica Timbé do Sul, de Timbé do Sul, com o projeto “Desvendando a Matemática”
- JÚRI TÉCNICO
Rio Grande do Sul
Escola Privada – Carmen Regina Garcia de Lima Vellinho, do Colégio João XXIII, em Porto Alegre, com o projeto “As duas metades de cada um”
Escola Pública – Michelle Brugnera Cruz Cechin, da Escola Municipal de Ensino Fundamental América, em Porto Alegre, com o projeto “Tapete Africano: um encontro entre crianças, livros e baobás”
Santa Catarina
Escola Privada – Suellen Freitas Amorim, do Serviço Social da Indústria (Sesi), em São José, com o projeto “Meu, teu, nosso espaço de leitura!”
Escola Pública – Evaine Célia Desidério, da Escola Municipal São Francisco, em Luzerna, com o projeto “Vamos Brincar de Poesia?”
Festa para os vencedores
O evento reuniu na Capital gaúcha professores, alunos e torcidas organizadas dos projetos finalistas, em um grande momento de reconhecimento das melhores práticas de apoio à leitura. A cerimônia teve a apresentação dos atores Felipe e Carmela Montanari e direção de Flavia Moraes, diretora de Inovação e Linguagem do Grupo RBS e reconhecida cineasta e diretora de filmes publicitários. Convidados especiais também estiveram presentes, como o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, o presidente Emérito do Grupo RBS, Jayme Sirotsky, a escritora gaúcha Clara Averbuck, o escritor Donaldo Schüler e a professora Léa Fagundes.
O Prêmio RBS de Educação é uma iniciativa do Grupo RBS e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho e tem apoio técnico do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).