
As iniciativas desenvolvidas em 16 instituições de ensino da maior cidade do Oeste de Santa Catarina são destaque na série JA na Escola. O projeto, que começou em julho e já beneficiou mais de 1,7 mil estudantes, conta agora com espaço no Jornal do Almoço da região de Chapecó. A série e segue até sexta-feira (10) na
RBS TV.
Durante a primeira reportagem, exibida na terça-feira (7), os telespectadores acompanharam o processo dos pneus velhos que se transformaram em floreiras, óleo de cozinha que virou sabão e um corredor que recebeu decoração especial com uma horta horizontal feita com garrafas PET. A iniciativa envolveu alunos da primeira série que também aproveitaram as casquinhas de ovos para provar que a semente da sustentabilidade pode germinar em qualquer lugar.
As reportagens vão mostrar ainda o resgate da memória na segunda maior escola pública do Estado. O projeto do Memorial da Escola Bom Pastor, que possui mais de 2 mil alunos, é convite a uma verdadeira viagem ao imaginário. Relíquias da década de 20, como máquinas de escrever, instrumentos musicais e equipamentos considerados luxuosos nas décadas de 60, 70 e 80, como mimeógrafo (usado para copiar provas com base em uma matriz), toca-discos e projetores de slides são apresentados aos alunos. O incentivo à leitura também ganha destaque no trabalho produzido pelo jornalista Luis Lopes, o cinegrafista Martin de Moraes, com edição de Marcio Cunha e Fernando Basei.
O projeto JA na Escola já proporcionou mais de 20 visitas em instituições da cidade. A parceria da emissora com as secretarias e gerências de educação inspira professores, que estão trabalhando a temática do jornalismo em sala de aula. A ideia surgiu por meio de diálogos entre o corpo docente da rede municipal, estadual e particular de ensino durante os intervalos das visitas da equipe da RBS TV.