Para construir soluções eficazes aos anunciantes é preciso estabelecer uma relação de mais proximidade com o público consumidor dos veículos de comunicação e conhecer seus hábitos. Esta foi uma das diretrizes apontadas por Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS, no MaxiMídia 2014, evento em que participou do debate “Papo de CEO”, nesta terça-feira (8). Mediada por Salles Neto, CEO do Grupo Meio&Mensagem, a conversa também teve participação de Marcello Moraes, diretor-geral do Infoglobo, e Fábio Barbosa, presidente da Abril Mídia.
– Não subestimamos os desafios do mercado de comunicação, mas temos completa confiança em um futuro promissor para a mídia impressa. Estamos vivendo um momento de intensas mudanças nos meios de comunicação e no comportamento do consumidor, portanto a transformação da indústria também envolve compreender o leitor e o cliente. A partir da relação íntima com a audiência conseguimos desenvolver soluções eficazes para os anunciantes – afirmou Eduardo ao ser questionado sobre a perenidade dos jornais.
Ainda de acordo com o executivo, é preciso valorizar o jornalismo de qualidade para gerar credibilidade nas diversas plataformas e, assim, atender tanto os interesses dos leitores quanto os dos anunciantes. Com o objetivo de compreender as tendências mundiais do consumo de informação, o Grupo RBS desenvolveu uma pesquisa, coordenada por Flávia Moraes, atual diretora-geral de Inovação e Linguagem da empresa. Na investigação, foram entrevistadas mais de 300 pessoas em diversos países a fim de detectar possíveis caminhos a serem seguidos por empresas de mídia. A partir deste material, foram estabelecidas premissas que passarão a direcionar a RBS rumo à inovação. O conteúdo completo será divulgado para o mercado em dezembro.
Algumas dessas tendências identificadas pela pesquisa estão sendo adotadas no processo de transformação do jornal Zero Hora, principal título impresso da empresa, que foi indicado ao Prêmio Caboré 2014 na categoria Veículo de Comunicação – Produtor de Conteúdo. O jornal, que completou 50 anos em maio, realizou uma profunda reformulação editorial, gráfica e de marca nas plataformas impressa e digital, dando início a um ciclo de reposicionamento que envolveu os outros sete títulos do Grupo RBS.
Ao término de sua fala no Maximídia, Eduardo reforçou pontos estratégicos para que seja garantido um futuro promissor à indústria da mídia: a manutenção dos investimentos no jornalismo de qualidade e a necessidade de que os players de mercado mantenham um espírito empreendedor e inovador.
Crédito: Carlo Della Rocca