
Eduardo Sirotsky Melzer e Serginho Groisman (mediador)- Crédito: Nabor Goulart/divulgação.
O
Diário Gaúcho reforça a partir desta quarta-feira (10) a sua posição como um especialista no segmento em que atua. O jornal do
Grupo RBS promoveu em Porto Alegre o evento Papo de Especialistas, que contou com a participação de profissionais especializados nos hábitos de consumo da nova classe média para debates, troca de conhecimento e experiências. O diferencial foi a apresentação da pesquisa “
Hoje Eu Posso”, um material exclusivo encomendado à Consumoteca que revelou as mudanças e as transformações socioeconômicas que impactaram esses consumidores no Rio Grande do Sul, em comparação à realidade de capitais como Rio de Janeiro e São Paulo.
A pesquisa foi realizada entre os meses de julho, agosto e setembro de 2014, com moradores de Porto Alegre e da Região Metropolitana, das classes B2 e C, entre 18 e 55 anos. Os dados gerados foram cruzados com pesquisas realizadas sobre a Classe C do eixo Rio-São Paulo para identificar as semelhanças e diferenças entre comportamento da nova classe média gaúcha com a nova classe média do sudeste do país. Diferentemente de RJ e SP, redes sociais (62%) e jornais (61%) são os meios mais comuns para esses consumidores se manterem informados no Sul. As diferenças regionais devem ser levadas em consideração na formulação da estratégia de marketing e mídia.
O evento Papo de Especialistas contou com a participação do presidente do Grupo RBS,
Eduardo Sirotsky Melzer, do vice-presidente de Jornais, Rádios e Digital Grupo RBS, Eduardo Smith, e dos palestrantes Bruno Maletta, Sócio Diretor da Consumoteca, e Hugo Rodrigues, COO & Chief Creative Officer da Publicis Brasil.
─ Estamos felizes e orgulhosos em compartilhar essas informações com o mercado. Queremos ser parceiros dos consumidores

Eduardo Sirotsky Melzer e Serginho Groisman (mediador)- Crédito: Nabor Goulart/divulgação.
para que eles possam realizar seus sonhos. Esse é o compromisso do Grupo RBS com o DG, com essa realidade social e um compromisso frontal com o desenvolvimento do mercado e da sociedade ─ destacou
Eduardo Sirotsky Melzer.
Os dados da pesquisa são um grande insumo para abastecer o mercado na tomada de decisões comerciais relativas a esse público.
─ Um dos principais pontos que a pesquisa ressaltou foi o potencial de consumo. A Classe C de Porto Alegre tem uma renda média praticamente igual a de São Paulo e Rio de Janeiro, mas o custo de vida nestas cidades do sudeste é maior. Isso faz com que os gaúchos tenham uma sobra financeira maior para investir em itens que não são as necessidades básicas ─ ressalta Bruno Maletta, responsável pelo estudo.
Para a realização desta pesquisa, foram aplicadas diferentes metodologias, que somadas apresentam um conjunto complexo e extremamente rico de informações para o conhecimento e estudo da nova classe emergente da Grande Porto Alegre. O objetivo deste material é traduzir esses diálogos em informações para o direcionamento estratégico das marcas que estão dispostas a se relacionar de forma eficiente com a nova classe média gaúcha. Os resultados completos serão divulgados no site
www.feedcomercial.com.br.
Nova conceito do DG
Para consolidar o DG como um especialista nas classes populares, também foi apresentado nesta quarta-feira (10), durante o evento Papo de Especialistas, o novo conceito, logomarca e slogan do jornal: “DG. Da gente.”. Ele aproveita as iniciais do nome do jornal - já que muitas pessoas costumam chamar o Diário Gaúcho de DG - para trazer a proximidade da relação do veículo com seu público.
A campanha de lançamento desse novo conceito, desenvolvida pela agência Escala, já está nas páginas do jornal e retrata o dia a dia dos leitores do DG, falando dos acontecimentos nas suas vidas como se fossem parte de um diário. De uma maneira leve e de fácil identificação com o público, mostra como o conteúdo do DG é parte importante da vida dos leitores.
Confira abaixo o novo vídeo institucional do DG: