Três gerações de uma família: avô, pai e neto, iniciam uma viagem até uma cidade do interior. Juntos, eles querem ouvir pela última vez o ruído da água do Estreito Augusto César que está prestes a ser inundado pelas águas da Barragem do Rio Uruguai. Durante o trajeto, o silêncio entre eles permite que cada um possa se conhecer um pouco mais, visitando lembranças esquecidas.
“Silêncio” é o programa de Histórias Curtas deste sábado (23 de outubro), na RBS TV, logo após o Jornal do Almoço. Histórias Curtas é exibido também pela TVCOM (sábados, às 23 horas; e domingos, às 8h15min e à meia-noite) e pelo Canal Brasil (às terças, às 20h30min e quartas às 15h30min)
Com Leonardo Machado, Sapiran Brito e Nickolas Caprio. Roteiro de Boca Migotto e Mariana Müller, que também dirige o filme. Fotografia de Bruno Polidoro, arte de William Valduga, direção de produção de Glauco Urbim com produção executiva da Epifania Filmes. Realização da RBS TV.
Bate-papo
O ator Leonardo Machado, ao final do programa deste sábado, na RBS TV, vai conversar com os internautas que entrarem no site www.historiascurtas.com.br.
MiniMetragem
Um homem relembra o mar ao tomar banho depois de um dia de trabalho. “Nostalgia”, com direção de Alexandre Guterres e Daphne Endress, é o MiniMetragem que será exibido junto com Histórias Curtas. O vídeo de um minuto faz parte do projeto que incentiva a pesquisa de novas idéias, conceitos, estéticas, conteúdos e formatos audiovisuais.
Votação
Para escolher o Melhor Histórias Curtas – Júri Popular, a partir do final da exibição na RBS TV (de sábado até a quinta-feira seguinte, ao meio-dia), quem está no Rio Grande do Sul pode votar através da Internet (www.historiascurtas.com.br) ou liguar para: 84 01 03 57, dando uma nota de seis a dez.
Quem estiver fora do Rio Grande do Sul, também pode votar através da internet (www.historiascurtas.com.br) ou ligar para: 0 xx 41 84 01 03 57, dando uma nota de seis a dez.
Os vídeos do MiniMetragem ficarão disponíveis para exibição e votação no clicRBS até 25 de novembro de 2010 através do site www.rbstv.clicrbs.com.br/minimetragem
Noite de premiação
No dia 1º de dezembro, no Theatro São Pedro de Porto Alegre, às 20h30min, serão conhecidos os vencedores do Prêmio Histórias Curtas 2010 que destaca 14 categorias: destaca 14 categorias: Melhor Histórias Curtas do Júri Oficial e Júri Popular, Direção, Ator, Atriz, Ator e Atriz Coadjuvante, Roteiro, Fotografia, Música Original, Desenho de Som, Arte, Montagem e Produção. O evento terá transmissão ao vivo pela TVCOM e pelo Canal Brasil e a votação do júri oficial, uma Academia formada por 170 profissionais de todo o Brasil, será acompanhada pela PricewaterhouseCoopers.
O Troféu foi criado para promover, estimular e motivar a produção gaúcha de audiovisual, destacando a atuação de atores, roteiristas, produtores, diretores e técnicos na produção dos episódios para televisão.
Também em 1º de dezembro serão entregues os certificados para os oito selecionados do MiniMetragem, além de troféu e R$ 1 mil para o Melhor Vídeo do Júri Oficial e para o Melhor Vídeo do Júri Popular.
Projeto
Este ano, o projeto Histórias Curtas do Núcleo de Especiais da RBS TV está completando 10 anos, com a produção de 80 curtas, inúmeras premiações em festivais além de grande destaque em encontros e seminários sobre a indústria audiovisual por todo Brasil, e também pelo mundo.
O projeto de dramaturgia audiovisual envolve artistas, roteiristas, diretores e técnicos do Rio Grande do Sul através de um concurso público, a RBS TV financia o projeto, com R$ 40 mil, além da possibilidade de utilização de equipamento de captação e finalização.
A nova identidade visual de Histórias Curtas foi criada pelo design e artista plástico Chico Baldini e a vinheta tem trilha de Jean Presser.
Próximos programas
30 de outubro – “Amélia e Pippo”
Um homem e uma mulher, dois dançarinos dos anos 1970 se reencontram, casualmente, num teste para figurantes num comercial, trinta anos depois de se separarem. Este reencontro vai possibilitar que eles resolvam antigas diferenças entre eles, assim como também, a chance de recomeçarem suas carreiras. O amor, o esquecimento e a passagem de tempo são temas desse emocionante encontro. Com Araci Esteves, Breno Ruschel e Ingra Liberato. Roteiro de Breno Ruschel e Rafael Valles, que também dirige o filme. Fotografia de Roberto Laguna, arte de Ana Jacobus, direção de produção de Mônica Catalane e produção executiva da Accorde Filmes.
MiniMetragem: “Atitude”. A dualidade do homem em relação ao tempo. Direção de Bruno da Veiga Thurner.
6 de novembro – “LEMBRANCINHA”
Um pai divorciado leva seu filho a uma festa de aniversário infantil. O filho tenta se enturmar com as crianças, mas não é bem recebido. O pai, também tem dificuldades em se relacionar com os outros convidados. Juntos, pai e filho bolam um plano, e dão um jeito de se divertir nessa festa, aparentemente sem graça. Confusões e situações engraçadas envolvem todos os convidados, entre docinhos e palhaços. Com Rafael Tombini e Arthur Quadros. Roteiro e direção de Luis Mário Fontoura. Fotografia de Pablo Escajedo, direção de arte de Pedro Karam, direção de produção de Jéssica Luz e Nicky Klöpsch; com produção executiva de Cocinela Filmes.
MiniMetragem: “A Transformação”. Peixe sofre metamorfose causada pela poluição e recebe ajuda de uma minhoca. Direção de Luis Antonio Barcelos.
13 de novembro – “Mãos Dadas”
Um homem, mágico nas horas vagas, trabalha numa pequena empresa de informática e vai participar de uma convenção de mágicos amadores. Ontem, sua namorada terminou com ele, hoje ele já está apaixonado por outra mulher. Como conciliar a busca de um sonho com o surgimento de um amor inesperado? Com Marcos Contreras, Úrsula Collischonn e Lisandro Bellotto. Roteiro e direção de Vicente Moreno. Fotografia de Pablo Escajedo, arte de William Valduga, direção de produção de Glauco Urbim e produção executiva da Surreal Filmes.
MiniMetragem: “O Homicídio”. A história de um crime que ainda não aconteceu. Direção de Joel Vianna.
20 de novembro – “O Sabiá”
Um menino decide que não quer mais falar depois que é abandonado pela mãe. Seus avós, descendentes de escravos, tentam transmitir a ele a herança cultural dos quilombolas. As belezas naturais e as relações humanas se encontram na localidade de Rincão do Inferno, interior da cidade de Bagé (RS). Com Juvêncio de Assis, Onélia Franco e Alcíbio Franco. Roteiro e direção de Zeca Brito. Fotografia de Bruno Polidoro, arte de Edison Larronda, direção de produção de Eliane Pacheco e Taty Behar; e produção executiva da Manga Rosa Filmes.
MiniMetragem “Recheio de Tinta”. Tinta e giz de cera cortados em pedaços. Todos acabam por fazer a digestão. Direção de Marina Teixeira Kerber.