Tuesday, 5 de August de 2014

Pioneiro apresenta novo posicionamento nesta terça-feira

Conceito “Ao teu lado” marca mudanças editoriais e gráficas no novo projeto do veículo

Logo_PioneiroResultado de um projeto de transformação, que vem sendo desenvolvido há mais de um ano, e seguindo o processo de transformações dos jornais do Grupo RBS, o Pioneiro lançou um novo posicionamento nesta terça-feira (5). Entre as novidades, o veículo apresenta, pela primeira vez em 65 anos de história, um novo logotipo e um novo conceito: “Ao teu lado”.

– As mudanças são fundamentadas em pesquisas com os leitores e em tendências de mercado. Diferentes áreas do jornal se envolveram no projeto, desde a redação até áreas como comercial, comunicação, marketing e industrial – explica Joice Ferreira, coordenadora de Marketing e Comunicação do Grupo RBS em Caxias do Sul. O novo logo foi desenvolvido pelo gaúcho Fabio Haag, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Dalton Maag, que tem sede em Londres. Além disso, o Pioneiro passa a ter nova fonte institucional exclusiva, sendo a primeira empresa na América Latina a utilizar a tipografia Soleto, desenvolvida pelo mesmo escritório de marcas. Na gestão de branding e identidade visual, o projeto contou com a consultoria da 4FIX Design. Com o objetivo de aproximar e conectar ainda mais a marca Pioneiro da comunidade na qual atua, surge o conceito “Ao teu lado”. Além da proximidade com o público, a nova proposta é ousar em todas as plataformas – papel, web, mobile, eventos. A campanha de reposicionamento do jornal teve início há dois meses em Caxias do Sul, durante a tradicional Feijoada no Pulita, realizada no dia 7 de junho. Houve também distribuição de flores pela cidade e entrega de balões com o novo conceito do Pioneiro estampado. Nesta terça-feira, foi lançado ainda o vídeo para divulgação das novidades na TV e na internet.   Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo das ações de divulgação do novo Pioneiro. Clique na imagem abaixo para assistir ao vídeo sobre o novo conceito do jornal. Ficha técnica: Anunciante: Pioneiro Agência: JJD, Proequipe Diretor de Cena: Marco Studzinsky Souto Diretor de Fotografia: Alesi Ditadi Montador: Evandro Tonet Arte: Equipe Zap Pelotas Áudio: Technologica Aprovação: Joice Ferreira e Bruna Trubian Conheça as principais mudanças do Pioneiro: Capa_PioneiroIMPRESSO
  • Novas possibilidades de uso e movimento das cores. As páginas transitam mais facilmente da sobriedade à vibração
  • O corpo das letras aumentou, e as páginas ganharam um visual mais parecido com o de revista
  • Os conteúdos foram reorganizados em dois cadernos:
- O primeiro chama-se Cotidiano e traz notícias da vida pública - O Sete Dias e a revista Almanaque se uniram e agora circulam em todas as edições no caderno Comportamento, que aborda temas como cultura, lazer e vida em família
  • A reorganização da equipe de jornalistas trouxe novos reforços para ampliar e qualificar a produção de temas locais. A escolha de pautas e uma maior aposta em alguns assuntos deixarão o conteúdo do Pioneiro mais profundo
  • Com o objetivo de ampliar a pluralidade e a interatividade, o Pioneiro terá pelo menos 12 novos colunistas e articulistas da Serra até o final do ano
Site_PioneiroONLINE
  • O novo projeto gráfico das mídias online do Pioneiro permite uma maior integração dos conteúdos
  • Elementos coloridos da nova identidade visual, publicados no impresso, indicam ao leitor conteúdos extras ou exclusivos do site