Construído em parceira com a Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica (Face-PUCRS), o novo Índice de Desenvolvimento Estadual-RS (iRS) foi apresentado por Zero Hora nesta terça-feira (27), em evento para convidados na Estação ZH no Parque da Redenção. O indicador é uma das ações que marcam os 50 anos do jornal e representa uma contribuição para o debate sobre os rumos do Estado.
Foto do evento para convidados realizado na Estação ZH (créditos: Ronaldo Bernardi).
Três conceitos nortearam o formato do iRS: transparência (por ser baseado em dados oficiais e acessíveis), fácil compreensão (por ter fórmula simplificada, sem variáveis e cálculos muito complexos), e foco na vida real (por buscar traduzir a realidade de quem vive no Estado). A exemplo do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), o novo indicador é focado nas pessoas, não nas instituições ou no poder público. O resultado é uma ferramenta capaz de traduzir a realidade socioeconômica da população, de forma concreta e sem a necessidade de fórmulas complicadas.
O que levou ZH e PUCRS a montar este novo indicador foi a percepção de que não existe um índice reconhecido no país especificamente para avaliar o desempenho dos Estados. O iRS será atualizado anualmente, com a ambição de perdurar por vários anos e, assim, oferecer uma visão ainda melhor sobre a velocidade e a qualidade do desenvolvimento. A iniciativa tem apoio institucional da Celulose Riograndense, que está à frente do maior investimento privado no Estado dos últimos anos.