Thursday, 7 de October de 2010

"Criadores" traz história de empresário que está investindo no Sudão

Líder do Grupo Pinesso diversifica investimentos e inova ao investir no continente africano

Líder do Grupo Pinesso diversifica investimentos e inova ao investir no continente africano

O programa Criadores que o Canal Rural exibirá neste sábado, dia 9 de outubro, às 11h30, mostra a trajetória do empresário Gilson Pinesso, primeiro agricultor brasileiro que está investindo no Sudão, país localizado no Norte do continente africano.

Na década de 50 era uma família de pequenos agricultores, proprietários de um sítio no município de Engenheiro Beltrão, no interior do Paraná. Hoje, um importante Grupo brasileiro que atua no centro-oeste do país e também no Exterior. Uma trajetória marcada por dificuldades, conquistas e muita aventura.

Gilson Pinesso é o mais velho de seis irmãos, e foi o grande companheiro do pai quando a família resolveu deixar as terras paranaenses e apostar no cerrado brasileiro, no final da década de 70.

Mais de 30 anos depois, Gilson, hoje no comando do Grupo Pinesso, comemora o crescimento da empresa familiar que atualmente cultiva soja, algodão, milho e sorgo nos Estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Grande incentivador das culturas brasileiras no exterior, Gilson aposta agora em um país africano.

Um brasileiro no Sudão

Com o mesmo entusiasmo que teve ao deixar o Paraná e apostar no Centro-Oeste, Gilson começou a produzir algodão e soja no interior do Sudão, no inicio deste ano, a convite do ministro da Agricultura sudanês. Pinesso já é o maior produtor no continente africano. A primeira colheita acontece no início de novembro e o agricultor já faz novos projetos. "Os brasileiros é que vão desenvolver aquela região, quero chegar a 500 mil hectares. Quem sabe não evoluímos para outras culturas e ajudamos a combater a fome no Sudão", declarou Gilson.

O programa Criadores, apresentado pela jornalista Renata Ryff Moreira, vai ao ar neste sábado (9/10), às 11h30, pelo Canal Rural, e também pode ser assistido em tempo real no site da emissora (www.canalrural.com.br).