Nesta quarta-feira (12), os jornalistas Renata Colombo, da Gaúcha, e Fábio Almeida, da RBS TV, receberam o Prêmio Internacional de Jornalismo Rei da Espanha na categoria Rádio. Os profissionais foram reconhecidos pela reportagem multiplataforma Império da Areia: a dragagem que mata o Jacuí, uma investigação sobre a extração irregular de areia no Rio Jacuí – o segundo mais importante do Estado –, responsável pelo sumiço de mais de 100 praias nas últimas décadas. É a primeira vez na história que uma rádio brasileira conquista o prêmio.
O júri da premiação salientou o intenso trabalho de investigação jornalística dos repórteres que, por seis meses, percorrem 180 quilômetros do curso do Jacuí para registrar a extração irregular. Os esforços resultaram na intervenção dos poderes públicos para tentar evitar o dano ambiental que estava sendo causado ao leito do rio.
O Prêmio Internacional de Jornalismo Rei de Espanha é um dos principais reconhecimentos mundiais da área, ao qual podem concorrer jornalistas de 22 países ibero-americanos, Estados Unidos, Filipinas, Guiné Equatorial, Israel, Principado de Andorra e Marrocos. Promovido anualmente, desde 1983, pela Agência EFE e pela Agência Espanhola de Cooperação Internacional (AECID), subordinada ao Ministério das Relações Exteriores da Espanha, a premiação tem patrocínio do OHL, grupo internacional de concessões e construção.
A reportagem
Império da Areia: a dragagem que mata o Jacuí foi transmitida pela Gaúcha em janeiro de 2013 e pelos telejornais da RBS TV, com imagens de Caco Barzi e Cláudio Fernandes. O trabalho já rendeu outras importantes premiações aos jornalistas em 2013: Prêmio ARI de Jornalismo, Prêmio Petrobras de Jornalismo, Prêmio Jornalistas&Cia/HSBC de Imprensa e Sustentabilidade, Prêmio Jornalismo do Ministério Público, e Prêmio RBS de Jornalismo e Entretenimento.