Monday, 10 de March de 2014

Projeto “Leitura na Cabeça” chega a escolas públicas de Porto Alegre

Grupo RBS e Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho distribuíram 12 mil livros para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental

Foto_Voluntários Leitura na Cabeça (Créditos Amaralina Xavier)

Nesta segunda-feira (10), o Grupo RBS e a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho (FMSS) distribuíram 12 mil exemplares do livro Onde eu estava com a cabeça? para crianças do 1º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Porto Alegre. A obra, que tem como personagens os Monstrinhos da campanha “O Amor é a melhor Herança. Educação para as Crianças”, faz parte do projeto Leitura na Cabeça. O objetivo da iniciativa é valorizar o ingresso de crianças no universo escolar. Em fevereiro, foram distribuídas mais de 3 mil cópias para o mesmo público, em Florianópolis.

O projeto também incluiu uma atividade de contação de histórias para mais de 100 estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Deputado Marcírio Goulart Loureiro. De maneira voluntária, 25 colaboradores do Grupo RBS contaram parte do livro para crianças em sala de aula. Para incentivar a participação da família na vida escolar, as crianças foram estimuladas a pedir para os pais ou responsáveis lerem o restante da história com eles. – Gostei muito do livro. Quando eu chegar em casa, vou pedir pra minha mãe ler o fim da história comigo – comenta a aluna Yasmin da Silva, de 7 anos. Também fazem parte do projeto atividades relativas à leitura, previamente sugeridas pela FMSS. Professores podem fazer um teatro baseado na história, reeditar o livro, fazer um desenho coletivo, dentre outras ações. – O projeto Leitura na Cabeça está alinhado com a meta de alfabetizar todas as crianças até oito anos de idade e também busca valorizar o espaço escolar e estimular a participação dos pais no ensino de seus filhos – explica a gerente executiva da FMSS, Lucia Ritzel. Foto_Leitura na Cabeça Créditos Diego VaraAlém do exercício, meninos e meninas foram surpreendidos com a presença do Bicho-papão, Boi da Cara Preta e Mula Sem Cabeça. O lançamento do projeto ainda contou com a presença da secretária Municipal da Educação de Porto Alegre, Cleci Maria Jurach. Os resultados das atividades propostas serão publicados, juntamente com textos de conteúdo pedagógico, para toda a comunidade. Será editada ainda uma revista digital com os resultados obtidos, e os veículos do Grupo RBS estarão mobilizados para divulgar as melhores iniciativas.