Figueirense e Avaí entram em campo neste domingo (16), às 18h30min, e os veículos do
Grupo RBS não deixam passar nenhum lance do confronto que completa 90 anos em 2014. A cobertura especial inicia na edição de fim de semana (15 e 16) da
Hora de Santa Catarina, com uma retrospectiva do histórico duelo em um caderno estilizado e destacável. No domingo (16), a rádio CBN Diário (740 AM) transmite todos os detalhes do jogo a partir das 13h.
Para resgatar as emoções das nove décadas do clássico, os jornalistas André Podiacki e Rodrigo Stüpp apresentam quatro páginas dedicadas à história de Avaí e Figueirense. Com layout e linguagem retrô, publicidades antigas, curiosidades e personagens que marcaram época, o caderno especial encartado na edição de fim de semana da Hora ainda traz os detalhes do primeiro confronto entre os times, vencido de virada pelo Furacão, em 1924. A edição ainda veicula uma carta escrita pelo árbitro da partida, na qual a autoridade reclamava das ofensas recebidas por torcedores do “Avahy”. O conteúdo, produzido em parceria com a equipe do
Diário Catarinense, também será publicado em três páginas da edição de domingo do DC.
Na CBN Diário, uma edição especial do Debate Diário esquenta o clima para o jogo, no sábado. A partir das 13h de domingo, a emissora traz as notícias do clássico antes, durante e depois dos 90 minutos. A jornada começa com o Debate de Domingo, com a presença de blogueiros e torcedores dos times da Capital, e segue com Luiz Gonzaga no comando do Domingo Esportivo, às 14h. Rodrigo Faraco dá início ao Futebol Show, às 16h, direto da cabine do Estádio Orlando Scarpelli.
Quando a bola rolar, às 18h30min, o narrador Paulo Branchi vai levar todas as emoções aos ouvintes, com comentários de Miguel Livramento e Roberto Alves, além da reportagem de Janniter de Cordes, Fabiano Linhares, Eduardo Fernandes e Cristian Delosantos. A discussão segue depois do apito final do árbitro, com a opinião dos especialistas, eleição do craque e lance do jogo, transmissão ao vivo das entrevistas coletivas e a descontração do personagem Tarrafinha.
Válida pelo Campeonato Catarinense 2014, a partida pode ser a única entre Avaí e Figueirense neste ano. A competição segue até abril, quando será definido o campeão.
