
A partir deste sábado (11),
Curtas Gaúchos exibe a série inédita
Nem Tudo é Gre-Nal. Composto por quatro programas, o especial fala sobre a história do futebol no Rio Grande do Sul. O início do esporte no Estado, a chegada da primeira bola, a fundação dos clubes, a rivalidade, os grandes clássicos, o Gauchão e a Copa de 1950 são alguns dos temas que serão abordados. Na estreia, será apresentado o curta
Porto de Partida, às 12h30, na
RBS TV RS.
O programa de estreia mostra os movimentos de fundação dos primeiros clubes do Estado, de 1900 a 1909, e a importância do porto de Rio Grande e do Sport Club Rio Grande para a chegada e dispersão da bola de futebol em solo gaúcho. O curta aborda também a fundação dos maiores clubes do Sul, que transformou a rivalidade na alma do futebol gaúcho.
A série traz depoimentos de nomes como André Kruse, Nico Noronha, Fagner Dornelles, Rodrigo Cardia, Willy Cesar, Cleber Grabauska e Luis Fernando Verissimo. Além disso, conta com a participação de ex-jogadores como Larry Pinto de Faria, Milton Kuelle, José Tarciso de Souza e Valdomiro Vaz Franco.
– Sinto que fizemos um documento importante sobre uma das maiores paixões de milhões de gaúchos. Além disso, criamos momentos históricos como o encontro entre os ex-jogadores Milton Kuelle e Larry Pinto de Faria – comenta o diretor da série, Guilherme Petry.
Nem Tudo é Gre-Nal tem direção de Guilherme Petry, roteiro de Caetano Manenti e Felipe Prestes, argumento de Bruno Cassali e Thiago Morão, produção executiva de Cristiano Trein, direção de fotografia de Lucas Cunha, e direção de produção de Ismael Moraes. A produção é da Sqma Filmes e a realização da RBS TV.
Próximos programas:
18 de janeiro:
As Cores da Rivalidade
25 de janeiro:
Peleia Gaúcha
01 de fevereiro:
Além do Rio Grande