
O programa
Curtas Gaúchos, da
RBS TV RS, exibe, a partir deste sábado (7), uma nova série:
São Miguel das Missões – Patrimônio Cultural da Humanidade. São dois documentários que abordam a tentativa de criação de uma sociedade cooperativa entre jesuítas e índios no interior do Rio Grande do Sul. A exibição marca os 30 anos desde que o sítio arqueológico São Miguel Arcanjo, da cidade de São Miguel das Missões, foi declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O primeiro programa,
Um Sonho ao Sul do Mundo, vai ao ar neste sábado, a partir das 12h30.
No Rio Grande do Sul, a principal redução jesuítica foi São Miguel Arcanjo, que, a partir da fusão de duas culturas, a europeia e a guarani, deu origem a uma sociedade cooperativa composta por jesuítas e 150 mil índios. Hoje a redução é uma das mais preservadas do Brasil e recebe, anualmente, milhares de turistas que querem conhecer os detalhes das construções com quase 500 anos de história, seus mitos e lendas.
A série mostra o que restou dessa sociedade, como ela foi conservada e como vivem os índios nessa região gaúcha. A produção também apresenta a história da construção dos prédios, das esculturas, da música e da convivência entre brancos e índios, além de abordar o sentimento de um povo esculpido nas estátuas no estilo barroco-missioneiro.
Os documentários têm direção e roteiro de Roberto Tietzmann, com fotografia de Alberto La Salvia e arte de Carlos Ferreira. O argumento é de Carlos Urbim e a trilha sonora de Geraldo Flach. A direção geral é de Gilberto Perin e a realização da RBS TV.
Próximo programa:
14 de dezembro:
A Guerra dos Mundos