As jornalistas Larissa Thomé Schmidt, juntamente com a equipe da RBS TV, e Dagmara Spautz, de O Sol Diário, são as vencedoras do Prêmio Fiesc de Jornalismo 2013, respectivamente nas categorias audiovisual e texto. A premiação foi entregue em reunião da diretoria da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) nesta sexta-feira (29).

A equipe da RBS TV integrada por Larissa Schmidt, Fabio Cardoso, Faroni Mendes, Eliane Camolesi e Raquel Andrade venceu com a reportagem Ewel – Indústria de Esmaltados, veiculada no programa Mundo S/A da Globo News em maio deste ano. Na mesma categoria, Eduardo Cristófoli, da RBS TV de Chapecó, recebeu menção honrosa pela série de reportagens
Geração Empreendedora, veiculada no RBS Notícias em junho.
– São duas conquistas que muito nos orgulham porque destacam o perfil do empreendedor catarinense. E, especialmente, porque se trata de um prêmio conceituado, concedido há 29 anos pela Fiesc – declara o diretor de jornalismo RBS TV, Eurico Meira.
Na categoria Texto, Dagmara Spautz foi vencedora com a reportagem
Um oceano de oportunidades, publicada em O Sol Diário impresso e em
Osoldiario.com.br em janeiro de 2013. A equipe do
Diário Catarinense recebeu menção honrosa pela série
SC Potência Econômica, publicada também no impresso no
Diario.com.br em novembro de 2012.

– Este prêmio tem uma simbologia especial por ser o primeiro de O Sol Diário, com apenas um ano de atuação. Reflete também a importância que a economia do Litoral Norte tem para o Estado. Este é um de nossos papeis: mostrar as potencialidades e os desafios da região – destaca a editora-executiva de O Sol Diário, Romí de Liz.
Também foram premiadas as estudantes Francisca Nery e Paula Salvador, do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vencedoras da categoria Destaque Acadêmico, com a reportagem "Inventores brasileiros enfrentam burocracia".
Os vencedores nas categorias Texto e Audiovisual recebem premiação de R$ 15 mil cada. O prêmio na categoria Destaque Acadêmico é um tablet iPad 4 32 Gb.