Ação integrada entre veículos de Santa Catarina tem como objetivo estimular práticas preventivas para valorização da vida

Valorizar a vida é o conceito da nova campanha editorial do
Grupo RBS em Santa Catarina, lançada hoje no auditório da sede do
Diário Catarinense, em Florianópolis. A partir desta segunda-feira (11), jornais, online, emissoras de TV e rádio estão mobilizados para conscientizar o público sobre a cultura da prevenção.
Uma Vida Vale Muito destaca o conteúdo jornalístico que prioriza temas como segurança e redução de mortes.
A ação editorial integrada e coordenada entre os veículos do Grupo RBS em SC tem como objetivo conscientizar o público sobre a responsabilidade coletiva dos indivíduos e organizações na prevenção de acidentes, tragédias, improvisos e irresponsabilidades, valorizando a vida.
– Estamos unindo esforços em favor do nosso bem mais valioso, a vida. Queremos chamar a atenção dos catarinenses para cuidados que podem resultar na redução do número de mortes e incapacitações por acidentes e tragédias. Valorizar a cultura da prevenção, em vez de estimar o jeitinho e o improviso – reforça o diretor-geral de televisão em SC, Mário Neves.
O lançamento contou com a presença de comunicadores, jornalistas e a diretoria do Grupo RBS em SC, bem como de parceiros institucionais da campanha representados pela Secretaria de Estado da Segurança Pública, Polícia Rodoviária Federal e pelo Ministério Público de Santa Catarina.
– Acreditamos que quem salva uma vida, salva a humanidade. É por isso que o Ministério Público é parceiro desta campanha grandiosa e vamos divulgá-la e apoiá-la em todo o estado de Santa Catarina – destaca o Procurador-Geral de Justiça do Ministério Público de SC, Lio Marcos Marin.

Além de contar com o apoio da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Estadual, Bombeiros e Instituto Geral de Perícias, a campanha está aberta às iniciativas da sociedade, entidades, empresas e governos. O público pode participar por meio dos canais de comunicação dos veículos do Grupo RBS.
– Os direitos do cidadão são decorrentes do “Direito à vida”, primeiro bem protegido pela Constituição. Esta campanha vai mostrar a importância de atender às orientações de todos estes órgãos que juntos, cuidam e preservam a vida do ser humano – ressalta o Secretário de Segurança Pública, César Augusto Grubba.
A campanha prevê que as abordagens editoriais de acidentes, tragédias e demais situações relacionadas ao tema, sejam acompanhadas de orientações de prevenção. Todas as reportagens serão identificadas por um selo especial
Uma Vida Vale Muito nos jornais e online e vinheta na TV e rádios. O calendário da iniciativa conta também com ações em redes sociais, palestras e campanha com os comunicadores do Grupo RBS.
Uma Vida Vale Muito no editorial – As pautas que serão contempladas a partir de agora com o selo da campanha envolvem três níveis de abrangência: individual, curador e setores empresariais e públicos.
Individual – Este nível inclui temas relacionados com a prevenção contra descuidos, irresponsabilidades e improvisos cotidianos, como por exemplo: curtos-circuitos causados por ligações clandestinas nas redes elétricas, incêndios caseiros, afogamentos e etc.
Curador – Foco em pessoas que têm alguma responsabilidade sobre outros em sua atividade regular. Será abordado em pautas que reforçam a necessidade de cobrar e valorizar manutenções de segurança em veículos coletivos e pequenas empresas, como acidentes e tragédias causadas por
motoristas sem equipamentos de segurança.
Empresarial e setor público – Pautas focadas no combate à ganância e ao improviso e na necessidade de investir em segurança e prevenção com qualidade como, por exemplo, em acidentes de trabalho.