Nova matéria do projeto Nossa Terra, da RBS TV, vai ao ar nesta sexta-feira (8)

A nova reportagem do projeto Nossa Terra, da
RBS TV RS, vai ao ar no Jornal do Almoço desta sexta-feira (8), a partir das 12h. O tema desta semana são as borboletas do Rio Grande do Sul, e a responsável por apresentar a beleza e a importância desses delicados animais é a repórter Luciane Kohlmann.
O Rio Grande do Sul possui mais de mil espécies de borboletas, das quais pelo menos 35 encontram-se ameaçadas de extinção. Algumas delas só existem no Estado e, pequenas, elas desfilam pelo ar exibindo diferentes formas e cores.
As borboletas são importantes bioindicadores da qualidade do ambiente, pois precisam que a fauna e a flora estejam em equilíbrio para sobreviver. Além disso, assim como abelhas e vespas, durante a refeição as borboletas acabam transportando pólen, garantindo a reprodução de plantas.
- Borboletas são agentes de polinização muito importantes. Sem polinização a gente não teria flores e plantas e, também, não teria alimentos – afirmou Helena Piccoli Romanowski, coordenadora do Programa Borboletas do RS, desenvolvido pela UFRGS.
O Projeto Nossa Terra
O Nossa Terra mostra semanalmente curiosidades sobre a fauna e a flora do Rio Grande do Sul por meio de
drops com um minuto de duração, veiculados na RBS TV e na
TVCOM RS, e de matérias especiais exibidas no Jornal do Almoço. O projeto conta com o oferecimento do Banrisul. Para saber mais ou rever episódios, acesse
www.g1.com.br/rs/nossaterra.