Evento promovido por Zero Hora se estende até o dia 17 de novembro
O ambiente tem como principal mote a devoção e é composto por símbolos de diferentes crenças que evocam o design gráfico e de superfície. A fachada ainda reserva uma alusão à arquitetura gótica. O paisagismo é de Susana Nedel e a luminotécnica de Osvaldo Perrenoud.
2.Bilheteria – Juliana Moura
Com influência da sofisticação dos halls das glamourosas casas noturnas de Londres e Nova York, o espaço cênico apresenta um jogo de luz e sombra. Cortinas de veludo e carpete preto e bege fazem o fundo de luxo para o ambiente.
3.Grande Hall – Henrique Steyer
O espaço mostra a adoração do arquiteto pelo design em superfícies adesivadas com silhuetas de igrejas góticas e o efeito ótico de Adão e Eva em trajes de banho. Está presente também o design de produto.
4.Natureza Inspiradora – Sandra Thomé
A aranha é a protagonista do ambiente. Em arame, a escultura de Zetti Neuhaus foi realçada por luzes de LED e fibra ótica. Ao lado, um jardim interno com colaboração de Léa Japur e coordenação técnica de Evelise Ribeiro mescla obras de arte às silhuetas de coqueiros e pândanos.
5.Sala de Estar - Lívia Bortoncello
Um ambiente despojado, que traduz a personalidade de um jovem “plugado” por meio de elementos de design descolados. Objetos decorativos e funcionais compõe o estilo cool proposto.
6.Sala de Leitura - Ingrid Stemmer
Peças de bons designers são atemporais, assim como os melhores livros. A união entre o que apaixona o imaginário e o que encanta aos olhos deu forma ao projeto da sala. Sem TV, o espaço é voltado à introspecção e ao prazer da conversa.
7.Ócio Criativo - Maria Christina Rinaldi Arquitetos
O escritório está em sintonia com a versatilidade de vida moderna: não é só gabinete, estar, ou sala de leitura, é tudo ao mesmo tempo. O viver multiconectado ganha eco no mobiliário contemporâneo retilíneo.
8.Pessoal & Intransferível- Ivan Andrade
O ambiente retrata um intenso diálogo entre Oriente e Ocidente, luxo clássico e toque de cultura artesanal. Objetos do acervo pessoal do arquiteto foram agregados ao ambiente que tem a flexibilidade contemporânea a seu dispor. A responsabilidade técnica é de Renata Rizzo.
9.Estar com Arte – Escritório Rosane Hinnah Dulinski
Ambiente onde a mescla entre a inspiração artística e a utilidade do mobiliário estão a serviço do clima de dolce far niente. Está presente o conceito de que o design e a arte estão muito mais próximos do nosso dia a dia do que se imagina. A responsabilidade técnica é de Débora Marquardt.
10.Visto Azul - Fernanda Dallarosa e Fernanda Roggia
A obra da designer Nicole Tomazi protagoniza um universo monocromático. O espaço é embasado no conceito de galeria com temática design de objetos.
11.Contrastes, cores e texturas que inspiram - Paula Schwartz Dias da Costa e Júlia Schiaffino
O ambiente acolhe a série Ripados, assinada pela designer de superfície Heloísa Crocco. Efeitos de luz e sombra foram empregados para valorizar as texturas. A pintura cinza nas paredes e o piso com visual do cimento queimado formam a base neutra.
12.Living Ibirapuera – Bgarquitetura
O design brasileiro, com beleza e qualidade, compõe um estar com tecnologia comandada via iPad. As novidades apresentadas no espaço começam pela escolha de materiais, como o piso de porcelanato que reproduz o visual da madeira sucupira.
13.Espaço do Colecionador - Daniela Giffoni
O espaço propõe um novo status para as coleções particulares. Para isso, a arquiteta lançou mão do tema da Mostra Casa&Cia para exibir no ambiente de circulação miniaturas de cadeiras de design de grandes nomes nacionais e internacionais.
14.Quarto de Menina - Myrian Eppinghaus Cirne Lima e Amanda Sanchez
Um espaço lúdico onde a marcenaria planejada e as peças de design assinado contribuem para a atmosfera de fantasia, leveza e diversão. No ambiente multicolorido, com as cores que todas as crianças gostam, tudo é flexível para acompanhar a dona por muitos anos.
15.Renda-se - Karen Feldman
O ato de render-se a algo ou a um momento ganhou uma interpretação poética na suíte. No espaço, a pessoa é convocada a render-se ao conforto, à tecnologia e ao design. Dentro da ideia de aconchego e da tendência do feito a mão, o ambiente conta com doses de “faça você mesmo”.
16.Home Office da Blogueira de Moda - Letícia Sá e Joana Feijó
A essência inquieta e o foco na estética de uma it-girl são percebidos logo na entrada do espaço que integra o tradicional com o contemporâneo. Peças de design cheias de personalidade e vivacidade compõem o estilo dinâmico de trabalhar em casa.
17.Cozinha de Estar - Lisiane Scardoelli
Na cartilha contemporânea da arquitetura de interiores, a cozinha é a nova sala. Baseado em um efeito de continuidade, o projeto teve colaboração de João Pedro Crescente e coordenação técnica de Raquel Stone.
18.Estar de uma Arquiteta - Liane Mazeron Rump
Caminhar pelo ambiente é como passear pelo universo pessoal de sua autora. Recantos definidos e ao mesmo tempo unidos, referências sutis, sem o compromisso de ser literal, fazem parte da composição estética. O projeto contou com a colaboração de Karen Amorim e Tatiane Nunes.
19.Home Office do Decorador - Décio Muniz
O ambiente é pensando a partir da inevitável correria do dia a dia, para que o trabalho em casa seja cercado de estilo e toque de arte e design. Peças de design são usadas de forma pontual. A responsável técnica é Luciane Joas.
20.Suíte do Casal - Carol Fernandes Heck e Gustavo Heck
O espaço formado por dormitório e banheiro comporta confortavelmente diversas atividades. A marcenaria de linhas retas como ponto de partida e os tons de branco, bege e toques de dourado arrematam a proposta aconchegante.
21.Orquestrando as Panelas aos Quatro Cantos do Mundo - Cezar Etienne M. de Araújo e Jaqueline Zarpellon de Araújo
As peças de design do espaço foram criadas em diferentes pontos do continente. O projeto previu uma reestruturação na proposta tradicional de cozinha e lavanderia, todo temperado com design assinado.
22.Design & Cores – Maria Dalila Bohrer e Renata Rubim
O ambiente conceitual é uma linha do tempo que expõe os desenhos feitos por Renata Rubim aos quatro anos de idade, mantendo uma inspiradora proposta de continuidade. Adesivos e painéis com suas criações compartilham espaço com materiais cimentícios e o tecido da poltrona. Maria Dalila contribuiu com o seu banco Raio.
23.Design pra quê? - Eulália de Souza Anselmo
Percorrer o ambiente é como conversar com a sua autora. Muitas das reflexões da profissional, que comanda um dos trabalhos mais consolidados do Estado na união entre design e artesanato, estão presentes nas mensagens expostas na grande parede laranja que acompanha o percurso.
24.Cidade do futuro - BGA Arq & Design – Betina Gomes
Em meio a tendências de formas e materiais dos dias de hoje, há um momento para prever o futuro. O espaço conceitual conta a trajetória do inovador projeto da arquiteta Betina Gomes, que percorreu quase 20 mil quilômetros entre Brasil e Itália, e foi conferido por 270 mil pessoas entre os anos de 2012 e 2013 e reconhecido por cinco prêmios.
25.Estar Isolado - Rudelger Leitzke
Contrastes entre azul e vermelho, pé-direito de 4m e móveis baixos, peças de 1928 até hoje, marcam o ambiente. Ainda, luminárias europeias convivem com obras de arte e móveis nacionais.
26.Café - Cristina Mioranza & Indio da Costa A.U.D.T.
O espaço traz a operação da franquia argentina Chungo, com o frescor típico do design carioca de Guto Indio da Costa. O projeto faz uma ode à necessidade de mutação do móvel: seus módulos são transformados de home theaters residenciais a suportes para um bom café.
27.Terraço Panorâmico - Karin Moraes
É colorida de laranja e de azul bic a alegria dos momentos ao ar livre revelada no ambiente. O formato geométrico da varanda a céu aberto desafiou a arquiteta a brincar com as formas redondas e quadradas dos objetos.
28.Árvores Tecidas - Tina Azevedo Moura e Lui Lo Pumo
Árvores gigantes, feitas a partir de tecidos produzidos por artesãs de Muquém (MG), dão vida a uma praça encantada ou a um bosque intramuros. A Mostra Casa&Cia é o terceiro endereço da floresta, produzida em pareceria com Renato Imbroisi.
29.Espaço Rossi - Carina Fraeb
Um showroom com cara de living, que é ponto de exposição e vendas de cinco empreendimentos da construtora e incorporadora. A área é um point para os visitantes e um ambiente de trabalho para os corretores.
30.Banheiros Imobidots - Renata Rizzo
Mais do que um espaço funcional permanente, os banheiros trazem o desafio de apresentar conceitos de design contemporâneos. A obra também funciona como peça de marketing, ao reproduzir fotos tratadas digitalmente das fachadas de três prédios do Central Parque.
Serviço: O que: Mostra Casa&Cia 2013 Quando: até 17 de novembro Onde: acesso pela Avenida Ipiranga, 7.454 (showroom do Central Parque), em Porto Alegre Horário da bilheteria: de terças a sextas, das 14h às 21h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 21h (visitação até 22h). Realização: Zero Hora e BGarquitetura Promoção: Clube do Assinante Patrocínio: Rossi Construtora e Incorporadora Apoio: Dell Anno, Expresso do Oriente, Persol Persianas e Vivar Apoio Gourmet: Chungo Informações: (51) 3218-1612/ zerohora.com/mostracasaecia Crédito das fotos: Juliano Loren