Profissionais de RBS TV, Zero Hora, Diário Catarinense e Jornal de Santa Catarina estão entre os indicados
Foram revelados nesta quarta-feira (16) os finalistas do Prêmio Esso 2013, um dos reconhecimentos mais importantes do jornalismo nacional. Cinco trabalhos de veículos do Grupo RBS foram indicados em três categorias diferentes.
Entre os finalistas ao Prêmio Esso de Telejornalismo está a reportagem da
RBS TV RS “O Pior Lugar do Mundo”. Exibido pelo Teledomingo, o trabalho de Roberta Salinet, Greetchen Ihitz, Cristiano Mazoni, Carmem Lopes, Julio Ferreira e Paulo Sergio Martins mostrou a realidade da Penitenciária Estadual do Jacuí, em Charqueadas, que foi interditada no final do ano passado por conta de problemas como superlotação, más condições de higiene e problemas na estrutura do prédio.

Concorrendo ao Prêmio Esso Primeira Página estão Bárbara Carvalho, Aline Fialho e Evandro de Assis, do
Jornal de Santa Catarina, pelo trabalho “Carregando...”. A sobrecapa faz referência à chegada do novo ano, em alusão ao tempo de espera em carregamentos de vídeos e jogos eletrônicos. Este é o quinto ano consecutivo que o Jornal de Santa Catarina é finalista do Prêmio Esso e o terceiro em que a indicação é na categoria Nacional de Primeira Página.

Na categoria Regional Sul são três os trabalhos indicados. O jornal
Diário Catarinense concorre com dois trabalhos. Joice Bacelo, Guilherme Mazui, Jeferson Cioatto e Ronald Baptista foram indicados pela série “Pedágio Sob Suspeita”, que investigou os lucros da empresa administradora de malhas viárias sob concessão, que em cinco anos obteve ganhos consideráveis com a cobrança de pedágio na rodovia BR-101, trecho Florianópolis-Curitiba.

Diogo Vargas, Felipe Pereira e Ivan Rodrigues, também do Diário Catarinense, estão disputando com a série de reportagens “A Máfia das Cadeias”, que trouxe à tona raízes do crime organizado em Santa Catarina e a relação com as duas ondas de atentados registradas em 2012 e no começo de 2013.

José Luís Costa, Humberto Trezzi, Marcelo Perrone e Nilson Mariano concorrem por “Os Arquivos Secretos do Coronel do Doi-Codi”, publicado por
Zero Hora, que revelou documentos da época da ditadura militar com registros de prisões e torturas.
Confira a lista completa dos finalistas:
http://www.premioesso.com.br/site/noticias/release_2013_03.aspx.