Série de reportagens O Último Paraíso venceu na categoria Reportagem Socioambiental Regional Sul e São Paulo

A série de reportagens
O Último Paraíso, publicada no
Jornal de Santa Catarina em junho de 2012, foi anunciada vencedora do Prêmio Petrobras de Jornalismo de 2013. A série venceu na categoria Reportagem Socioambiental Regional Sul e São Paulo. O material, sobre o Parque Nacional Serra do Itajaí, uma das maiores áreas de Mata Atlântica preservadas do Brasil, foi produzido por Ânderson Silva (repórter), Patrick Rodrigues (repórter fotográfico), Aline Fialho (designer), Bárbara Carvalho e Rafael Waltrick (editores).
Com este mesmo trabalho, o Santa venceu também a etapa Regional Sul do Prêmio HSBC de Imprensa e Sustentabilidade e recebeu uma homenagem em 2012 do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental por destinar espaço ao tema Meio Ambiente. A reportagem foi reconhecida na 34ª edição do Best of News Design da organização internacional Society for News Design (SND), que destaca jornais que produziram conteúdo visual de alta qualidade, focando em arte, diagramação e fotografia.
A premiação será entregue em um evento no Rio de Janeiro com a presença da presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster. Além do Santa, outro jornal e uma rádio do
Grupo RBS foram vencedores no prêmio. O
Jornal Zero Hora ganhou o grande prêmio do concurso, com a reportagem
Filho da Rua, de Letícia Duarte. O repórter fotográfico Jefferson Bottega, também da Zero Hora, venceu a categoria Fotojornalismo, com uma imagem que retrata a superlotação na Penitenciária de Charqueadas (RS). Renata Colombo e Fábio Almeida, da
Rádio Gaúcha, ganharam na categoria nacional para materiais de rádio. O trabalho deles abordou a dragagem do Rio Jacuí, no Rio Grande do Sul.
O Prêmio Petrobras teve 1.179 trabalhos inscritos e 34 premiados. Esta é a primeira edição, que comemora os 60 anos da estatal.