Personalidades e especialistas discutiram grandes temas relacionados ao esporte nesta segunda-feira (14) em evento que teve transmissão ao vivo pela TVCOM e pelo site da Liga dos Fanáticos

Santander e Grupo RBS receberam convidados e personalidades nesta segunda-feira (14) no Seminário Futebol do Futuro. O objetivo do evento era discutir o futuro e as tendências do esporte mais popular do mundo, o futebol. O encontro, com patrocínio de GVT, Santander e Fiat, faz parte do projeto multimídia Liga dos Fanáticos, da RBS, foi realizado em Porto Alegre e teve transmissão ao vivo pela TVCOM e pelo site da Liga dos Fanáticos.
Após a abertura do evento, com as boas-vindas do presidente do Grupo RBS,
Eduardo Sirotsky Melzer, o primeiro painel da manhã contou com o secretário estadual de Esporte e Lazer, Kalil Sehbe, e o secretário extraordinário da Copa da Capital, João Bosco Vaz. Com mediação de Tulio Milman, eles falaram sobre os desafios e as políticas públicas para as cidades-sede dos jogos de 2014.
A experiência da Nike e como uma grande marca gerencia foi tema da palestra de Gerardo Carucci, responsável pelo gerenciamento mundial da marca da empresa para a Copa Mundial.
O futebol como negócio foi a discussão que reuniu o especialista em administração esportiva, Amir Somoggi, o coordenador do programa internacional da Fifa, Christian Sujoy, o dirigente de futebol chileno, Harold Mayne Nicholls, e o líder de projetos especiais da empresa Golden Goal, Saam Momen.
Pela tarde, o primeiro painel contou com as participações de Carlos Alberto Torres, capitão do tricampeonato mundial pela Seleção Brasileira, e Dunga, capitão do Tetra. A conversa foi mediada pelo comunicador do Grupo RBS Lauro Quadros. A discussão girou em torno das “visões do gramado” acerca da Copa do Mundo. As disputas de 1970, 90, 94 e 2010 foram relembradas em um bate-papo leve e bem humorado que ainda abordou a evolução da preparação física no esporte e histórias de bastidores da Seleção.
Daniel “Danny” Jordaan, CEO do Comitê Organizador Local da Copa da África do Sul, em 2010, falou sobre a realização de um grande evento esportivo. Usando como exemplo os desafios enfrentados pelo seu país quando da última Copa, Jordaan destacou a oportunidade de o Brasil incrementar a sua infraestrutura no que diz respeito a questões como segurança, turismo e cultura.
- A Copa não deve girar apenas em torno do futebol e dos estádios, mas deve ser tratada como uma grande festa que deve ajudar a fortalecer o sentimento de nação do país – disse Jordaan.
No painel sobre o torcedor, a inglesa Cathy Long, da Premier League, defendeu a necessidade de agradar a torcida para ampliar as receitas dos clubes no debate que contou com o consultor em gestão esportiva Amir Somoggi e mediação do especialista Fabio Kadow.
Último debate do dia, a discussão sobre esporte, mídia e comunicação reuniu Dominic Chimhavi, chefe da comunicação da Copa da África, Ricardo Cappra, consultor de estratégia digital do Barcelona, e Giuliano Giorgetti, diretor de mídias digitais do Milan.
- Um evento com conteúdo e profundidade como este foi uma oportunidade única de mostrar que a discussão sobre o futebol e o impacto desse esporte sobre o desenvolvimento do país vai muito além da questão de arenas e campo. Pudemos ver com especialistas questões que vão desde fazer o fã se sentir bem até exemplos práticos de realização da Copa da África, por exemplo, mostrando os resultados possíveis com marcas e empresas – diz Felipe Goron, diretor-geral de Mercado Nacional do Grupo RBS.
Fotos do evento estão disponíveis pelo endereço
http://preview.is/1cMdfN7
Para acompanhar a Liga pelas redes sociais:
https://www.facebook.com/ligadosfanaticos
https://twitter.com/liga_fanaticos