Letícia Duarte, Renata Colombo, Fábio Almeida e Jefferson Botega serão homenageados na próxima terça-feira (22)
A primeira edição do Prêmio Petrobras de Jornalismo teve quatro jornalistas do Grupo RBS reconhecidos por seu trabalho. O Grande Prêmio Petrobras de Jornalismo foi para a reportagem "Filho da rua", de Letícia Duarte, com fotos e vídeos de Jefferson Botega, de Zero Hora. Na categoria nacional de reportagem em responsabilidade socioambiental para rádio, o prêmio foi conquistado por Renata Colombo e Fábio Almeida, da Rádio Gaúcha, pela matéria “Império da areia: a dragagem que mata o Jacuí”. O editor de imagem de Zero Hora, Jefferson Botega, recebeu o prêmio de Fotojornalismo, na categoria regional, para todas as regiões, pela foto “Colapso carcerário – Agonia de uma cadeia”.
Em Zero Hora, “Filho da rua” foi resultado de três anos de apuração e conta a história de um menino de rua de 14 anos que teve sua trajetória acompanhada de perto pelos repórteres. A reportagem já venceu o Esso Nacional de Reportagem 2012 e também outros cinco prêmios de jornalismo.
Na Gaúcha, a reportagem “Império da areia: dragagem que mata o Jacuí” trata da extração irregular de areia no Rio Jacuí, responsável pelo sumiço de mais de 100 praias nas últimas décadas.
A fotografia “Colapso carcerário – Agonia de uma cadeia”, de Zero Hora, revela a realidade de superlotação do Presídio Estadual de Charqueadas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Em sua primeira edição, O Prêmio Petrobras de Jornalismo teve um total de 1.179 trabalhos inscritos, de todas as regiões do Brasil. O resultado foi anunciado nesta segunda-feira (14) e a cerimônia de premiação está marcada para a próxima terça-feira (22). O prêmio foi lançado no dia 10 de maio como uma das ações em comemoração aos 60 anos da empresa.
