Friday, 11 de October de 2013

Grupo RBS expõe experiência de empresa familiar em encontro internacional

Presidente Eduardo Sirotsky Melzer falou durante o 24º Summit FBN, organização global de famílias empresárias, ocorrido no Rio de Janeiro
Presidente Eduardo Sirotsky Melzer falou durante o 24º Summit FBN, organização global de famílias empresárias, ocorrido no Rio de Janeiro Empresa de controle familiar sustentada em sólida governança baseada nos princípios de transparência e das melhores práticas, o Grupo RBS teve sua experiência apresentada nesta sexta-feira (11) durante o 24º Summit FBN – The Family Business Network, realizado no Rio de Janeiro. O encontro internacional, que reúne desde quarta-feira (9) integrantes de famílias empresárias de várias partes do mundo, tem o objetivo de trocar aprendizados para promover o desenvolvimento dos negócios familiares, colaborar para a construção do legado dessas organizações, estimular a renovação das empresas e inspirar as novas gerações. Sob o tema “Liderança familiar visível e invisível”, o presidente do Grupo RBS, Eduardo Sirotsky Melzer, e a coordenadora do Conselho da Família Sirotsky, Marina Sirotsky, ambos da terceira geração, falaram sobre a importância de uma atuação harmônica entre e dentro dos círculos da governança – empresa, família e propriedade – para garantir a sustentação de todos visando à perpetuidade de cada um desses pilares. – A família empresária precisa pensar no legado, e uma das melhores formas de trabalhar focando no longo prazo é através da sucessão. A sucessão nos mostra que o projeto empresarial é maior do que os indivíduos – afirmou Eduardo, que assumiu a presidência em julho do ano passado, quando seu tio, Nelson Sirotsky, passou a dedicar-se integralmente à presidência do Conselho de Administração do grupo. Marina observou que o processo de integração entre os três círculos é vivo e dinâmico. – O grande desafio da governança na atualidade é preparar as famílias. Para isso, é preciso desenvolver a empatia e habilidades interpessoais porque, para lidar bem com os desafios que surgem dentro de uma família, é preciso saber ouvir, entender o outro e colocar-se no lugar dele – disse Marina. A FBN é uma rede internacional sem fins lucrativos administrada por empresas familiares para empresas familiares, com objetivo de reforçar o sucesso ao longo das gerações. Criada na Suíça, em 1989, atualmente tem mais de 5,6 mil associados de mais de 56 países.