Imagem de Jefferson Botega mostra superlotação de presídio no Rio Grande do Sul
O fotojornalista Jefferson Botega, editor de imagem de
Zero Hora, recebeu o Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos de melhor fotografia pela imagem “Depósito Humano”, publicada na edição impressa de ZH de 31 de agosto de 2012. A 35ª edição divulgou os vencedores de 2013 na terça-feira (1º).
A fotografia de Botega, estampada na capa do jornal, revela a realidade de superlotação do Presídio Estadual de Charqueadas, na região metropolitana de Porto Alegre. A imagem mostra as mãos de carcerários esgueirando-se por uma passagem na porta da cela, deixando claro o número excessivo de presos no local.
35º Prêmio Vladimir Herzog
Considerado entre as mais significativas distinções jornalísticas do país, o prêmio reconhece trabalhos que valorizam a democracia, a cidadania e os direitos humanos nas mais diversas mídias. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 22 de outubro, às 19h30, no auditório Simón Bolívar do Memorial da América Latina, em São Paulo. Em 2013, a premiação tem como tema "Violências e agressões físicas e morais contra jornalistas e contra direito à informação". Confira a lista completa dos vencedores no
Blog do Editor de ZH. Mais informações em
www.premiovladimirherzog.org.br.
Jefferson Botega
Jefferson é formado pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Em 2012, recebeu o Prêmio ESSO de Reportagem, o Prêmio Vladmir Herzog de Reportagem, Direitos Humanos e o Ministério Público de Fotografia. Atua no Grupo RBS desde 1996 onde atualmente é Editor de Imagem de Zero Hora.
