Evento do projeto Liga dos Fanáticos reunirá em outubro nomes nacionais e internacionais para discutir grandes temas relacionados ao esporte

Um grande evento vai discutir, no dia 14 de outubro, o futuro e as tendências do esporte mais popular e adorado do mundo: o futebol. O “Seminário Futebol do Futuro”, realização de Santander e
Grupo RBS, reunirá em Porto Alegre especialistas e personalidades de renome nacional e internacional da área esportiva. O encontro ocorrerá na capital gaúcha, cidade-sede dos jogos de 2014, e faz parte do projeto multimídia
Liga dos Fanáticos, da RBS.
Para debater os rumos do esporte, já estão confirmadas as presenças de profissionais e personalidades. Entre eles, estão Danny Jordaan, CEO do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo da África do Sul e executivo responsável pelo evento naquele país, em 2010; Gerardo Carucci, gerente-geral da Nike para Copa; Giuliano Giorgetti, diretor de mídias do Milan; e Ricardo Cappra, consultor de estratégia digital do Barcelona. Celebridades do futebol também participarão do encontro, e já estão confirmadas as presenças de Carlos Alberto Torres, capitão do tricampeonato mundial do Brasil, em 1970, e de Dunga, capitão do tetra, em 1994.
Comunicadores do Grupo RBS atuarão como mediadores de painéis que ocorrem durante todo o dia. Serão debatidos temas como gestão esportiva, cases mundiais de sucesso e tendências de entretenimento, comunicação e networking do mundo da bola para os próximos anos.
Organizado para cerca de 500 convidados, o Seminário Futebol do Futuro será realizado no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, das 8h15 às 19h. Para o público, haverá transmissão ao vivo pela
TVCOM e pelo site da Liga dos Fanáticos.
O projeto Liga dos Fanáticos tem patrocínio de GVT, Santander e Fiat.
Para acompanhar a Liga pelas redes sociais:
https://www.facebook.com/ligadosfanaticos
https://twitter.com/liga_fanaticos
Os convidados
Amir Somoggi (Brasil) - Com mais de 10 anos de experiência na Indústria Esporte e pós-graduado em marketing esportivo pela Universidade de Barcelona, Amir é especialista em administração esportiva pela FGV e graduado em Administração com ênfase em marketing pela ESPM. Estuda a Football Industry da Europa e sua aplicabilidade ao mercado brasileiro de futebol. É um dos responsáveis por divulgar conceitos de gestão profissional de clubes de futebol no mercado brasileiro. É professor de marketing esportivo e planejamento estratégico de clubes de futebol do curso Master em Gestão do Futebol da Federação Paulista de Futebol e professor universitário em cursos de pós-graduação em gestão esportiva, além de palestrante em cursos e seminários em todo o Brasil e no exterior.
Carlos Alberto Torres (Brasil) - Carlos Alberto Torres foi um dos maiores laterais-direito da história do futebol brasileiro. Foi capitão da seleção vencedora da Copa de 1970, no México, ficando conhecido como o Capitão do Tri. Jogou pelo Fluminense, Botafogo, Flamengo, Santos e New York Cosmos. Carlos Alberto marcou história nos times em que jogou, pois além de talentoso, conseguiu se firmar e ganhar respeito em vários times de craques.
Cathy Long (Inglaterra) - Cathy Long trabalha como Head of Supporter Services (chefe de relacionamento com o torcedor) da Premier League inglesa, atuando como responsável pelo relacionamento com os fãs, recepção dos torcedores nos estádios e auxílio aos clubes para criarem valor junto às torcidas. Foi coordenadora da Embaixada dos Fãs durante a Euro 2000 (Holanda e Bélgica), fazendo prospect de patrocinadores, relacionamento com os governos locais e nacionais e com a segurança pública.
Christian Sujoy (Argentina) - Palestrante Internacional e Coordenador do Programa Internacional da FIFA em Management y Direito do Esporte. Hoje, trabalha como Diretor Geral do Global Sport Management Group sendo também Diretor de Operações da Personal Rugby Championship, organizado pela Unión Argentina de Rugby y Sanzar, com a participação das seleções de rugby da Argentina, Austrália, Nova Zelândia e África do Sul. Christian também é assessor esportivo da Presidência da Câmara de Deputados da Argentina, além de ser diretor de operações do mundial sub 21 organizado pela International Rugby Board e União Argentina de Rugby.
Daniel “Danny” Jordaan (África do Sul) - Dirigiu, com sucesso, a propositura da África do Sul para a Copa do Mundo de 2010, a primeira na África, onde foi CEO do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo naquele país.
Dominic Chimhavi (África do Sul) - Porta voz da SAFA e Chefe de Comunicação da Copa do Mundo de 2010 na África do Sul.
Dunga (Brasil) - Carlos Caetano Bledorn Verri, conhecido como Dunga, é o atual treinador do Internacional. Ex-jogador, sua maior conquista foi a Copa de 1994, quando o Brasil sagrou-se tetracampeão tendo Dunga como capitão. Foi técnico da Seleção Brasileira.
Fabio Kadow (Brasil) - Jornalista e publicitário, com 15 anos de experiência no mercado e especialização em comunicação digital e marketing esportivo, Fabio já fez parte do time de Ronaldo Nazário na 9ine atuando como diretor de talentos. Hoje trabalha como diretor da Agência Ideal, a agência de relações públicas da Nike, Gatorade e outras empresas, onde atua como responsável por desenvolver o núcleo de clientes de esporte.
Gerardo Carucci (Itália) - Desde 1998 trabalha na Nike tendo passado por departamentos como Marketing, Produtos, Futebol e, mais recentemente, tendo passado a atuar como Global GM World Cup da empresa.
Giuliano Giorgetti (Itália) - Chefe de Web & Novas Media no AC Milan, Giuliano administra as ativações online do “Clube Vermelho & Preto” (site oficial, site mobile e aplicativos, e-commerce, e-ticketing, web TV). Também está no comando das estratégias de mídias sociais do Milan. Agora ele está envolvido na redefinição do ecossistema de mídia digital do clube, focando seu trabalho em uma abordagem de experiência do usuário.
Harold Mayne Nicholls (Chile) - É jornalista e dirigente do futebol chileno de ascendência croata e inglesa. Foi presidente da Associação Nacional de Futebol Profissional (ANFP) e da Federação de Futebol do Chile entre 2007 e 2011. Trabalhou em diversos cargos da FIFA entre 1994 e 2012. Em 1993 ingressou na FIFA como chefe de imprensa da Copa do Mundo de 1994, nos Estados Unidos. Foi coordenador geral de futebol dos Jogos Olímpicos de Atlanta (1996) e da Copa do Mundo de Futsal de 1996. Também foi responsável pelo programa Goal da FIFA durante uma década e foi membro do grupo de inspeção para o Mundial de 2010, 2018 e 2022.
Ricardo Cappra (Brasil) - Estrategista Digital, Ricardo Capra já trabalhou com marcas como Gatorade, Nike, Obama, Barcelona, Microsoft. É Consultor em Estratégias Digitais, e utiliza a tecnologia para conectar marcas e pessoas, além de estudar o impacto disso na sociedade através da Ciência dos Dados.
Saam Momen (Brasil) - Saam Momen lidera a área de Projetos Especiais da Golden Goal, uma das empresas da CSM Brasil e representantes oficiais e exclusivos do AC Milan no Brasil. Com passagem de mais de oito anos na UEFA, em 2009 passou a ser o Gerente de Futebol e Regulamentos da entidade e responsável pelo regulamento da Champions League e pelos parâmetros dos regulamentos das competições. Saam já lecionou em cursos, seminários e workshops para clubes, federações e universidades. Atualmente trabalha também como Diretor de Partida da UEFA no Arsenal da Inglaterra.