Projeto busca renovar paisagem de bairros de Porto Alegre com intervenções artísticas em agências bancárias

O
Grupo RBS, em parceria com o Santander, realiza o primeiro Circuito de Arte Santander. O projeto exclusivo busca renovar a paisagem urbana dos principais bairros de Porto Alegre por meio de intervenções de arte
moderna, assinadas por artistas gaúchos, nas fachadas das agências do Santander. Com o objetivo de aproximar a arte produzida no Rio Grande do Sul das pessoas e contribuir com a beleza da cidade por meio dessas intervenções, o projeto acompanha o momento em que a capital gaúcha respira arte com a 9ª Bienal do Mercosul.
– A arte é um bem cultural de toda a sociedade. Para o Santander, apresentar as obras por meio dessa exposição é uma forma de dar a elas a sua dimensão pública. Queremos proporcionar experiências artísticas que contribuam para o repertório cultural e o desenvolvimento humano – diz Marcos Madureira, vice-presidente de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Sustentabilidade do Santander.
Por meio das intervenções, as fachadas foram transformadas em grandes áreas de exposição ao ar livre, junto à via pública, modificando a paisagem urbana. Para o projeto, foram selecionadas as agências localizadas nos principais e mais movimentados bairros da cidade, com a ideia de difundir a arte para diferentes públicos. Ao alcance do olhar, as obras vão surpreender as pessoas, promovendo a arte e celebrando os artistas em locais inusitados.
A iniciativa foi inaugurada oficialmente na segunda-feira (30), durante evento no Santander Cultural, em Porto Alegre. Na ocasião, foram apresentados os 11 artistas participantes e suas respectivas obras, que ficarão expostas até janeiro em 10 agências. O projeto tem curadoria de Cezar Prestes, Paula Ramos e Paulo Gomes.
– Essa parceria do Grupo RBS com o Santander mostra as possibilidades que temos de buscar juntos uma solução de comunicação que atenda o cliente e contribua para a comunidade. Executar um projeto proprietário e inédito, utilizando mídia e mobiliário urbano de forma integrada, resulta em uma grande visibilidade às obras, atendendo o desejo do cliente de aproximar a arte da comunidade – avalia Felipe Goron, diretor-geral de Mercado Nacional do Grupo RBS.
Conheça as agências e os artistas participantes do projeto:
Agência Santander Anita Garibaldi – Obra:
Paisagens em transição.
Pintor e gravurista,
Eduardo Vieira da Cunha expôs uma série de suas obras no local onde ficam as janelas do segundo andar da agência. São 11 peças coloridas que abordam o tema preferido do artista: meios de transporte como carros, trens e aviões.
Endereço: Rua Anita Garibaldi, 600.
Agência Santander Avenida do Forte – Obra:
Carretéis.
O arquiteto
Irineu Garcia construiu um espaço de passagem da rua até o banco. Usando elementos como pedras, granito, terra, água e plantas, o artista convida o público transeunte a interagir com a área externa da agência.
Endereço: Estrada do Forte, 1.628.
Agência Santander Benjamin Constant – O pintor, escultor e gravurista
Britto Velho instalou uma escultura na entrada da agência, abusando das cores e dos elementos vazados.
Endereço: Rua Benjamin Constant, 1.850.
Agência Santander Centenária – Obra:
Ilusão. Fotógrafo,
Leandro Selister buscou criar uma confusão em quem passar pela frente do banco. Uma sobreposição de imagens do prédio histórico onde está instalada a agência bancária dá a sensação de existirem vários edifícios idênticos, construídos um dentro do outro.
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1.127.
Agência Santander Osvaldo Aranha – Obra:
Bom Fim de Semana.
Os artistas
Dirnei Prates e
Nelton Pellenz, que trabalham com fotografia e imagens em vídeo, colocaram uma tela de cinema na fachada do segundo andar da agência onde serão projetadas imagens do Parque Farroupilha e do céu de Porto Alegre.
Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, 1.220.
Agência Santander Partenon – Obra:
Leda e o Cisne.
O escultor
Felix Bressan preparou uma intervenção utilizando estruturas tubulares em material fiberglass. A escultura, em grandes proporções, simula o movimento de duas serpentes que “transpassam” a fachada da agência.
Endereço: Avenida Bento Gonçalves, 1.974.
Agência Santander Petrópolis - A artista plástica
Nathalia García costurou uma obra ordenada com fios de crochê que, utilizando a estrutura da fachada da agência, forma uma espécie de tecido.
Endereço: Avenida Carlos Gomes, 1.703.
Agência Santander Praça da Alfândega - O fotógrafo
Luiz Carlos Felizardo criou uma obra a partir de uma fotografia da cobertura do atrium do Santander Cultural. A imagem, instalada na fachada envidraçada da agência, é repetida três vezes, dando uma sensação de continuidade.
Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1.080.
Agência Santander Protásio Alves - O artista plástico
Mário Röhnelt instalou uma escultura em metal de 4,5 metros com um tema floral.
Endereço: Avenida Protásio Alves, 3.136.
Agência Santander Ramiro Barcelos – Obra:
Jardim de Bromélias.
Artista plástica,
Roseli Jahn utilizou adesivagem, a partir de desenho a carvão sobre tela a óleo, para simular um jardim nos vidros da fachada.
Endereço: Rua Ramiro Barcelos, 1.260.
[gallery ids="19969,19970,19971,19972,19973,19974,19975,19976,19977"]